Resumo

Com uma ótima história, uma escrita divertida e uma reviravolta interessante, A Trama é um livro de qualidade que conquista logo nas primeiras páginas.

Resenha | A Trama – Jean Hanff Korelitz

Um thriller com sátira do atual cenário literário, A Trama é um livro único que impressiona pela riqueza nos detalhes em sua escrita.

A história acompanha Jacob Finch Bonner, que já foi um jovem e promissor romancista, com um primeiro livro publicado por uma editora respeitável. Hoje, ele é professor de escrita criativa em um curso de quinta categoria e luta para manter o que lhe resta de respeito próprio. Ele não escreve ― muito menos publica ― nada bom há anos. Quando Evan Parker, seu aluno mais arrogante, anuncia que não precisa da ajuda de Jacob porque o enredo do livro que está escrevendo é sucesso garantido, o primeiro impulso do professor é descartar a afirmação como um típico arroubo narcisista. Mas então… ele ouve o tal enredo e descobre que realmente é algo muito bom. Anos depois, ele descobre o falecimento do aluno e pensa que sua história não pode ser desperdiçada, publicando ele mesmo uma versão do livro.

Sobre o nome de Réplica, a obra de Jacob faz muito sucesso, rendendo muito para o autor e com uma adaptação para os cinemas em andamento. Porém, no auge de sua gloriosa vida nova, chega um e-mail, o primeiro de uma sequência de ataques aterrorizantes e anônimos: “Você é um ladrão”, o e-mail diz. Na tentativa de descobrir quem o está ameaçando e esconder a verdade de seus leitores e seus editores, Jacob começa a investigar e a aprender mais sobre seu falecido aluno ― e o que ele descobre o surpreende e o apavora. Quem era Evan Parker e como ele teve a ideia de escrever aquele romance? Qual é a verdadeira história por trás dessa trama? Quem roubou de quem?

Leia também: Resenha | A Livreira de Paris- Kerri Maher

Jean Hanff Korelitz trabalha perfeitamente dois enredos em A Trama, enquanto apresenta a vida pessoal de Jacob, também escreve de maneira resumida a históra do grande sucesso Réplica. Esse feito já mostra a capacidade da autora, entretanto, ela se supera ao entregar duas reviravoltas- uma na obra escrita por Jacob e uma no livro real-, que são lógicas e muito bem executadas.

A escolha de manter o intimo da vida de um escritor sempre funciona, já que a maioria dos leitores possuem algum tipo de interesse na escrita, e Korelitz investe nessa narrativa. Assim como Joël Dicker, que mantém seus livros cativantes com um tipo de biografia do processo de escrita do protagonista, Jean trabalha muito bem seu protagonista escritor, com seus erros, progressos e inseguranças muito bem apresentadas ao longo dos acontecimentos de sua vida pessoal.

Leia também: Resenha | Damas de Pedra – Lloyd Devereux Richards

Algumas críticas sociais, principalmente relacionadas à mulheres, estão pontualmente inseridas entre os acontecimentos da obra, de maneira sutil mas eficiente. Diferente de alguns livros atuais, onde a critíca é bem feita, entretanto o enredo principal parece se perder nelas, A Trama não corre o risco de perder o foco do suspense principal. O próprio tema de Réplica é uma imensa e bem colocada crítica ao modo como as mulheres são obrigadas a lidar com seus erros e abandonadas quando mais precisam de ajuda, outro grande acerto na escrita.

A escrita divertida é um bônus que garante o sucesso da obra. Com pensamentos sarcásticos, referências ao mundo literário – de clássicos e comercialmente-, e diálogos muito bem colocados, A Trama se torna cativante e quase impossível de parar de ler, levando ao seu desfecho de maneira atraente e bem lógica. É um livro marcante, que certamente irá para o favoritos dos leitores e- talvez-, repetir o caminho percorrido por Jacob.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Com uma ótima história, uma escrita divertida e uma reviravolta interessante, A Trama é um livro de qualidade que conquista logo nas primeiras páginas. Resenha | A Trama - Jean Hanff Korelitz
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave