quarta-feira, 25, novembro, 2020

Resumo

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently tras de volta o humor ácido de Douglas Adams, mas em uma trama não tem bem desenvolvida como as anteriores.

Resenha | Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently- Douglas Adams

 

Douglas Adams é um grande nome da literatura. Famoso por misturar humor e ficção científica, se tornou conhecido pela aclamada série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently possui a mesma narrativa maravilhosa que Adams empregou em O Guia do Mochileiros das Galáxias.  Seu tom cômico e fluido é a grande chave para o sucesso de suas obras.

14 anos após sua morte, a Editora Arqueiro publica no Brasil o primeiro dos dois livros que Adams deixou escrito sobre o detetive Dirk Gently.  Gently é um detetive excêntrico e arrogante, mas bastante carismático, que tenta resolver o mistério de um assassinato para salvar a pele de Richard MacDuff, que se tornou suspeito por conta do morto ser seu chefe.

Adams repete a fórmula de sucesso utilizada em Mochileiros da Galáxia, utilizando de eventos nada convencionais, quase absurdos, para dar o toque certo de humor ao livro. Por exemplo, Gently começa a se relacionar com MacDuff quando vê o mesmo entrando pela janela do apartamento da namorada para roubar a fita da secretária eletrônica. Também temos uns fatos que parecem isolados e inexplicáveis, como um sofá entalado na entrada do apartamento de Richard que deixa todo mundo maluco. Dá pra ver uma semelhança com a antiga saga, não dá?

A premissa de Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é boa, os personagens são muito bem construídos, mas o desenvolvimento da trama é meio fraco. Por melhor, e mais divertida, que seja a narrativa, a falta de foco atrapalha um pouco a leitura. A grande quantidade de fatos isolados ( outra característica de Adams) pode causar confusão do leitor, não é difícil se perder na mistura dos acontecimentos, ou divagar na leitura. A melhor parte chega mesmo quando se foca apenas na investigação.

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é divertido e nonsense como a maioria das obras do autor e possui um protagonista quase impossível de não se amar. Pode falhar um pouco no desenvolvimento da trama, mas ainda é um livro que vale a pena conferir.

6 COMENTÁRIOS

  1. A série O guia do mochileiro das galáxias é fantástica, se a narrativa é a mesma maravilhosa em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, este deve ser um livro muito bem escrito. Deixando à parte o desenvolvimento da trama, que você diz ser um pouco falho, lerei o livro, certamente.

    Tatiana

  2. ah, eu tenho curiosidade em ler, pois só li o guia do mochileiro do autor… mesmo que ele perca o foco em alguns momentos, acredito que isso não vá fazer eu me desanimar com a leitura…
    a capa dele é tão linda *—*

  3. Oi Taranis!

    Eu amei a capa quando vi, mas confesso que não é o meu tipo de livro e fiquei um pouco surpresa quando você disse que a trama é um pouco fraca. Só vejo resenhas elogiando o livro. Fico tão feliz quando vejo uma resenha sincera, parabéns!!

    Beijos!

    LuMartinho | Face

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave