Recentemente a Netflix finalizou a série Shadow Hunters que é baseada na saga de livros “Os instrumentos mortais” da escritora Cassandra Claire. Além desse mundo criado pela autora, foi escrito também “A s peças infernais”, uma trilogia que irá se passar por volta de 1880 com os ancestrais da série Shadow Hunters. No entanto, uma história não se envolve na outra, e é possível ler “As peças infernais” sem conhecer “Os instrumentos mortais”, ambas são independentes.
A narrativa começa quando Teresa Gray, mais conhecida como Tessa, está se mudando para Londres. A tia da garota, que era sua única guardiã, acaba de morrer e por isso Tessa está indo morar com o irmão Nathaniel Gray. Porém, quando ela chega ao aeroporto não é seu irmão quem a recebe, e sim duas senhoras que afirmam estarem fazendo um favor para Nathaniel ao buscar Tessa. Por ser um livro de época, é possível notar desde o início da leitura a preocupação da escritora em descrever muito bem os lugares e as roupas.
Entretanto, as duas mulheres acabam se revelando e sequestram a garota durante dois meses e ao longo desse tempo ensinam Tessa a como usar alguns poderes que ela nem ao menos sabia ter. As sequestradoras ameaçam Tessa, dizendo ter sequestrado Nathaniel também. Pensando no irmão, a menina faz tudo o que as mulheres mandam e acaba descobrindo que tem o poder de se transformar fisicamente em alguém desde que ela toque em algum objeto que já tenha pertencido a pessoa.
Já nessas primeiras páginas tudo acontece muito rápido, principalmente quando os caçadores de sombras entram na história. Nesse mesmo tempo em que Tessa está presa, ocorrem alguns assassinatos em Londres e os caçadores de sombras estão investigando, tentando saber quem é o autor das mortes. Um pouco mais adiante é contado que esses caçadores são, na verdade, como soldados responsáveis por defender os humanos de criaturas do submundo como demônios, vampiros, fadas, feiticeiros e todos os seres sobrenaturais.
A escritora criou todo um mundo de seres sobrenaturais que é explicado e desenvolvido ao longo da narrativa. Além disso, com os diálogos, podemos notar como os personagens são bem construídos, cada um tem sua personalidade e algumas vezes nem era preciso ver de quem era a fala, pois só ver como foi dita, já é possível descobrir qual personagem diria aquela frase.
Durante essa investigação os caçadores encontram Tessa e a resgatam. Teresa acaba fazendo um acordo com os caçadores de sombras, ela utilizaria seus poderes para ajudar a encontrar o assassino desde que eles a ajudassem a encontrar o irmão. Com isso, eles começam a busca por respostas.
O livro possui um pouco de romance, fantasia, humor e bastante ação. A trama tem diversas reviravoltas e surpresas no decorrer da história. A linguagem da escritora é fluida. Vale a pena dar uma chance para essa leitura.
O livro leva 4,5 de “só mais um capítulo” de 5.