Resenha | Anjo mecânico – Cassandra Claire

0
4435

Recentemente a Netflix finalizou a série Shadow Hunters que é baseada na saga de livros Os instrumentos mortais da escritora Cassandra Claire. Além desse mundo criado pela autora, foi escrito também As peças infernais, uma trilogia que irá se passar por volta de 1880 com os ancestrais da série Shadow Hunters. No entanto, uma história não se envolve na outra, é possível ler As peças infernais sem conhecer Os instrumentos mortais, ambas são independentes.

A narrativa começa quando Teresa Gray, mais conhecida como Tessa, está se mudando para Londres. A tia da garota, que era sua única guardiã, acaba de morrer e por isso Tessa está indo morar com o irmão Nathaniel Gray. Porém, quando ela chega ao aeroporto não é seu irmão quem a recebe, e sim duas senhoras que afirmam estarem fazendo um favor para Nathaniel ao buscar Tessa. Por ser um livro de época, é possível notar desde o início da leitura a preocupação da escritora em descrever muito bem os lugares e as roupas.

Entretanto, as duas mulheres acabam se revelando e sequestram a garota durante dois meses e ao longo desse tempo ensinam Tessa a como usar alguns poderes que ela nem ao menos sabia ter. As sequestradoras ameaçam Tessa, dizendo ter sequestrado Nathaniel também. Pensando no irmão, a menina faz tudo o que as mulheres mandam e acaba descobrindo que tem o poder de se transformar fisicamente em alguém desde que ela toque em algum objeto que já tenha pertencido a pessoa. 

Já nessas primeiras páginas tudo acontece muito rápido, principalmente quando os caçadores de sombras entram na história. Nesse mesmo tempo em que Tessa está presa, ocorrem alguns assassinatos em Londres e os caçadores de sombras estão investigando, tentando saber quem é o autor das mortes. Um pouco mais adiante é contado que esses caçadores são, na verdade, como soldados responsáveis por defender os humanos de criaturas do submundo como demônios, vampiros, fadas, feiticeiros e todos os seres sobrenaturais. 

A escritora criou todo um mundo de seres sobrenaturais que é explicado e desenvolvido ao longo da narrativa. Além disso, com os diálogos, podemos notar como os personagens são bem construídos, cada um tem sua personalidade e algumas vezes nem era preciso ver de quem era a fala, pois só ver como foi dita, já é possível descobrir qual personagem diria aquela frase.

Durante essa investigação os caçadores encontram Tessa e a resgatam. Teresa acaba fazendo um acordo com os caçadores de sombras, ela utilizaria seus poderes para ajudar a encontrar o assassino desde que eles a ajudassem a encontrar o irmão. Com isso, eles começam a busca por respostas. 

O livro possui um pouco de romance, fantasia, humor e bastante ação. A trama tem diversas reviravoltas e surpresas no decorrer da história. A linguagem da escritora é fluida. Vale a pena dar uma chance para essa leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui