Resenha: Aqui Estão os Sonhadores- Imbolo Mbue

0
4667

 

O sonho americano. Quem nunca ouviu essa expressão? Quantas famílias não tentaram e quantas ainda tentarão melhorar sua vida ao mudar para os Estados Unidos. Esse é o tema de Aqui Estão os Sonhadores, que relata a vida de um casal africano tentando se erguer em Nova York.

A autora Imbolo Mbue transfere para as páginas um pouco de seu conhecimento, sendo ela mesma uma imigrante, foi de Limbe, em Camarões, para Nova York, onde mora há mais de uma década.

A trama se foca em Jende e Neni, nascidos em Limbe e estão tentando sua vida no EUA. Devido a vários problemas que passaram em Camarões, onde os pais da garota não permitiam o casamento dos dois, Neni perdeu o primeiro filho e Jende foi preso por ter engravidado a namorada (sim, essa é uma das leis de lá, o pai da menina pode pedir a prisão), o casal acha que tentar a vida em outro país pode ser a solução e para isso Jende se muda para Nova York, onde irá construir uma vida e depois mandar dinheiro para trazer sua futura mulher e filho para morar com ele.

Esse período dura cerca de 4 anos, mas enfim ele consegue. Sua vida não é exatamente confortável, vivendo em um apartamento pequeno, de apenas um quarto, em uma péssima localização. Ele pelo menos consegue se manter e trazer sua família, casando-se imediatamente com Neni assim que eles chegam.

Somos apresentados à rotina e dificuldades da família, que tenta se manter, estudar e conseguir um trabalho para se sustentar. Entre desgraças e alegrias, a história vai além de mostrar a vida de imigrantes, se focando também na união e amor do casal, provando que com empenho e trabalho em equipe se vai muito longe.

A autora também mostra um contraste interessante entre as culturas, Camarões pode ser um local limitado, porém há mais união e amor. Para reforçar esse argumento, Mbue apresenta intimamente a vida do casal rico para quem Jender trabalha, que mesmo com todo conforto não consegue ter uma vida plenamente feliz, sempre tendo um problema na relação familiar.

A Globo Livros escolheu o momento certo para publicar esse livro, falando abertamente sobre imigração, o assunto se tornou atual por conta das polêmicas que estão acontecendo nos Estados Unidos em relação a Trump e suas regras. É muito interessante notar as complicações com a legalização em 2009, onde Obama ainda ia assumir a presidência e imaginar como seria agora, que está ainda mais difícil se tornar um cidadão americano legalmente.

Aqui Estão os Sonhadores é uma obra incrível, profunda e realista. Imbolo narra uma vida difícil, mas de uma maneira tão positiva que transforma tragédias em exemplos de superação. É uma verdadeira lição de vida. Abordando vários assuntos paralelos, a autora consegue usar de vários argumentos para provar que na realidade tudo que importa é estar com quem se ama.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui