segunda-feira, 29, novembro, 2021

Resumo

Ransom Riggs encerra muito bem sua peculiar saga com uma aventura cativante e muita nostalgia para os fãs.

Resenha | As Desolações do Recanto do Demônio- Ransom Riggs

Sexto e último volume da saga O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, As Desolações do Recanto do Demônio chega ao Brasil pela editoria Intrínseca enfim encerrando as aventuras de Jacob e os peculiares.

***Atenção: contém spoilers dos volumes anteriores***

A Convenção as Aves, o volume anterior da saga, inseriu elementos importantes na trama dos peculiares que mudou totalmente o rumo dos acontecimentos. Com a revelação da profecia dos sete e a ameaça de Caul de destruir o mundo, uma perigosa missão foi inserida, da qual Jacob e Noor foram os mais brutalmente atingidos no final do livro antecessor.

É a partir desse momento que As Desolações do Recanto do Demônio começa. Servindo com uma continuação direta ao desfecho, a trama encontra os dois peculiares lidando com a confusa batalha que acabaram de enfrentar. É nesse ritmo que a narrativa se basea, deixando a ação comandar e freneticamente levando os leitores a acompanhar cada nova reviravolta da última missão do protagonista e seus amigos.

Veja também: Comparativo Filme vs Livro: O Lar das Crianças Peculiares

Ao longo da saga, muito do que foi inicialmente apresentado foi perdido conforme a história seguia um novo rumo e Ransom Riggs faz um ótimo trabalho ao resgatar esses elementos, que já se tornaram nostálgicos para os fãs, nesse volume final. Investindo muito pouco no intímo dos personagem, já tão explorado nos livros anteriores, o autor utiliza apenas as ligações necessárias em relação à Srta. Peregrine e sua companheiras, mas deixa o espaço maior para a aventura e sobram poucos momentos descritivos que tendem a tornar a leitura um tanto cansativa, como acontecia em alguns momentos antigamente.

O conteúdo histórico é mantido, fazendo referência a vários períodos pertubados da nossa história, que revista inclusive a Gripe Espanhola e algumas guerras. Entretanto, o período atual é novamente o foco principal, mesmo que o uso de elementos atualizados não tenham um grande destaque nos acontecimentos. O grande trunfo aqui é a imersão entre uma descoberta e outra enquanto as peças se encaixam para costurar cada elemento colocado desde o início da trama.

Ransom Riggs encerra muito bem sua peculiar saga com uma aventura cativante e muita nostalgia para os fãs, que certamente irão sair satisfeitos com o desfecho dos queridos personagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave