Resenha: Black Hammer- Origens Secretas

0
6425

 

Black Hammer: Origens Secretas é o primeiro volume a ser lançado pela editora Intrínseca no Brasil, trazendo as edições de 1 a 6 que foram lançados nos EUA pela Dark Horse.

A arte é de Dean Ormston, mais conhecido por seus grandes trabalhos em Sandman, Juíz Dredd, Lúcifer, Os Livros da Magia, entre outros. Portanto já dá para perceber que Black Hammer tem uma qualidade excepcional.

Esta HQ possui um estilo mais underground e é uma clara homenagem aos heróis da Marvel e DC, com personagens como o Capitão América, Shazam, Caçador de Marte etc. Sua narrativa é mais densa já iniciando com uma breve explicação de quanto tempo estão vivendo na fazenda e como cada um ali se sente nesta “prisão”. É uma jornada de auto descoberta, de sentimentos contraditórios e em aceitar o destino de uma maneira complacente ou não aceitar e ser totalmente radical com isso.

De qualquer forma não existe meio termo para eles. Em cada capítulo somos apresentados ao passado dos antigos heróis e ao que eles vivem atualmente. E dentro disto tudo, tendo que esconder quem são. Não por serem grandes heróis, mas para não assustarem os moradores da cidade. Isso não fica claro nestas 6 primeiras edições pois simplesmente não deixam que todos ali saibam quem são. Fica apenas que devem viver como simples moradores da fazenda que gostam de ter uma vida mais isolada.

Neste isolamento temos as questões que são debatidas dentro de cada um. Abe que é o mais velho e um dos mas antigos heróis que quer algo a mais em sua vida pessoal, mas ao mesmo tempo deseja aquele silêncio da fazenda, ao Barbalien que nos faz lembrar que não é a idade que te traz os desejos da juventude, e sim a liberdade, passando por cada personagem que é um verdadeiro arco de reflexão.

Black Hammer pode até parecer mais cansativo por seu estilo mais sombrio, porém com uma grande quantidade de diálogos. Para o público que está acostumado com as novas versões das HQ’s, que enchem uma página inteira com apenas um desenho, a edição se torna menos atrativa. Seu estilo traz pequenos quadros que devem ser observados atentamente, já que trazem detalhes sobre a vida da fazenda ou da cidade.

A narrativa lembra outras aventuras como Once Upon a Time, onde os personagens não podem sair da cidade, por pensamentos intimistas como de Peter Parker, o cansaço do velho Logan de anos de guerra ou de Bruce Wayne em Cavaleiro das Trevas. Isso tudo engrandece a temática e a ótima homenagem ao universo dos heróis, como seres mais humanos e menos deuses.

Este primeiro volume, reúne os primeiros seis fascículos originais e conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais.

Black Hammer: Origens Secretas é para se ter em seu acervo para ler e reler em qualquer época, pois como outras histórias escritas por Jeff e desenhadas por Dean Ormston, jamais envelhecerão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui