segunda-feira, 18, outubro, 2021

Resenha | Columbine

Em 20 de abril de 1999 aconteceu um marcante ataque, que vinte anos depois ainda seria comentado, conhecido como Massacre de Columbine. Nesse dia, dois jovens entraram em uma escola situada em Columbine, e, entre tiros e bombas, deixaram 13 mortos e alguns feridos. 

O Massacre de Columbine teve uma imensa cobertura da mídia, e chegou até a servir como inspiração para outros ataques, inclusive o que ocorreu no Brasil, se tornando famoso o suficiente para gerar curiosidade na população, que certamente se sente intrigada querendo saber os motivos que levaram esses dois jovens a cometer tal ato.

Escrito por Dave Cullen, jornalista que cobriu o massacre, e lançado pela Darkside Books, o livro Columbine traz algumas respostas para as questões acerca desse violento episódio. Em cerca de 500 páginas, o autor explora a vida, o psicológico e problemas sociais dos jovens Eric e Dylan, responsáveis pelo ataque.

Resenha | Columbine 1

O trabalho de Dave Cullen é notável. Tentando ser o mais fiel possível aos acontecimentos, o autor entrega uma extensa pesquisa, que durou mais de 10 anos para ser completada e conta com referências ao material original. Milhares de páginas de arquivos policiais, entrevistas com envolvidos no ataque – vítimas, familiares, membros do colégio, amigos, policiais, psicólogos e jornalistas-, e vários tipos de fontes são encontradas nessa obra.

Através dessa pesquisa, o autor analisa os fatores que podem ter levado os jovens a arquitetar o ataque, levantando questões que exploram se eles eram vítimas de Bullying, se há outros culpados, se esse ato poderia ser evitado e se a família teve alguma parcela de culpa.

Columbine mostra a complexidade dos fatos. Sem apontar dedos e atribuir culpas, Cullen traça o panorama dos assassinos, explorando o psicológico e o ambiente. A escola é um tópico amplamente mencionado, o autor começa mostrando que não era nada além de mais uma escola cotidiana típica de uma cidadezinha do interior. Os aspectos psicológico dos assassinos são outro ponto profundamente analisado, trazendo à tona questões como depressão, tendências a psicopatia e suicídio que Eric e Dylan apresentavam.

Todo esse conteúdo é muito interessante, mas Columbine ainda se trata de uma obra sobre o massacre, e o mesmo não foi deixado de lado para servir apenas como um pretexto para o conteúdo da pesquisa. De forma quase cruel, o autor narra detalhadamente os momentos do ataque, minuto a minuto. Através desse relato, o leitor consegue acompanhar cada tiro, bomba e ato de violência ocorrido, com minuciosos detalhes de cada vítima. Tudo isso é exposto de maneira séria e com cunho explicativo, sem apelar para o sensacionalismo. Para finalizar, o livro ainda aborda um pouco sobre os massacres que usaram Columbine como inspiração.

O livro é uma edição realmente notável, rico em conteúdo e com uma bela apresentação. A obra consegue entregar todos os fatos sem se tornar cansativa, fugindo da narrativa maçante comumente utilizada em documentários.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,959SeguidoresSeguir
4,239SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave