sábado, 26, setembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: Holocausto Brasileiro

Crítica: Holocausto Brasileiro

Um capítulo aterrorizante na história do Brasil

O hospital Colônia, em Barbacena, funcionou como uma espécie de campo de concentração para os indesejados da sociedade, fossem homens, mulheres ou crianças. Esse importante período da história brasileira ficou por muito tempo esquecido, até que em 2013 a jornalista Daniela Arbex lembrou o país desse trágico capítulo em seu livro Holocausto Brasileiro.

Agora, em parceira com a HBO, Daniela relembra essa história também em vídeo, com o documentário Holocausto Brasileiro, que estará disponível com exclusividade a partir do dia 20 de novembro no canal Max e posteriormente para assinantes HBO através do HBO GO.

Palco de uma das maiores tragédias do país, o hospital Colônia fez cerca de 60 mil vitimas ao longo de suas muitas décadas de funcionamento. Lá eram internados pacientes com problema psicológicos, porém há relatos de que nem todos possuíam realmente algum distúrbio, apenas eram despejados por dar algum problema à família.

holocausto_brasileiro-4De uma maneira devastadora, Daniela nos guia para conhecer a realidade do tratamento desses pacientes, que sofriam maus-tratos, eletrochoque, exposição ao frio e à fome e tinham sua mão de obra explorada. Graças a essas condições subumanas que foram mantidos, muitos morreram ( em média cerca de 16 por dia!) e seus corpos, quando não puderam mais ser brutalmente despejados, foram vendidos.

É um cenário bárbaro, que precisa ser exposto para a população que desconhece esse vergonhoso incidente. É chocante ver a naturalidade com que os funcionários relatam os acontecimentos da época, e emocionante ver as declarações dos poucos sobreviventes.

Daniela Arbex expõe de uma maneira sincera os problemas do hospital Colônia, entretanto, não é a primeira a fazer um documentário sobre o local. Helvécio Ratton, em 1979, fez um filme denunciando a maneira como os pacientes eram tratados. Esse primeiro documentário é citado em Holocausto Brasileiro e Ratton colaborou com a produção.

Se quiser conferir o trabalho de Helvécio Ratton, assista ao documentário Em Nome da Razão:

https://www.youtube.com/watch?v=WcSmiMZlnLg

Holocausto Brasileiro é uma obra que precisa ser vista. Relatando um acontecimento marcante na história brasileira, o documentário mostra até que ponto o egoísmo humano pode chegar e tem o importante papel de ajudar na luta contra os maus-tratos.

Holocausto Brasileiro estreia dia 20 de novembro, às 21hrs, no Canal Max.

Nota do Thunder Wave
Relatando um cruel e marcante acontecimento na história brasileira, O Holocausto Brasileiro é um documentário que deveria ser visto por todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,008FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,360SeguidoresSeguir

Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina: Três brasileiros disputam a...

0
Cléber, Milton e Sandro estão entre os quatro finalistas da terceira temporada da competição que aqueceu os corações dos cuteleiros amadores. Qual brasileiro conquistará o tricampeonato?

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave