Desde que saiu a primeira foto de Eddie Redmayne vestido de mulher para seu papel em A Garota Dinamarquesa, a ansiedade surgiu entre os cinéfilos. Depois do incrível papel que Eddie fez em A Teoria de Tudo, a simples notícia do ator estar em uma obra tão profunda já cria muitas expectativas positivas.

E é com muita alegria que informo que as tais expectativas foram compridas. A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) impressiona em todos os aspectos, narrando lindamente a complicada situação de um homem que gostaria de ser mulher.

Baseado no livro homônimo de David Ebershoff, o filme relata a história real de Einar Wegener (Redmayne), um renomado pintor muito bem casado com Gerda (Alicia Vikander). Quando incentivado pela esposa a fazer uma brincadeira e ir à uma festa vestido de mulher, Einar cria Lily e acaba descobrindo que ela sempre viveu dentro dele. Aos poucos, Lily vai dominando sua personalidade, até que ele se vê não querendo mais voltar a ser o homem que era, e sim assumir A Garota Dinamarquesa.

É impressionante ver a transformação de Redmayne, do homem sensato e amoroso para uma mulher. Não é apenas a maquiagem e figurino que transformam o personagem, mas os pequeno indícios feminino em Einar que vão aumentando sutilmente até que tudo nele tenha mudado, do modo de falar até o modo de caminhar. Redmayne mais uma vez mostra todo seu talento.

Mas o mérito não fica todo pra ele, Vikander se revela uma grata surpresa, deixando transparecer todo o desespero que uma esposa sentiria em uma situação dessas. Gerda é com certeza a melhor mulher que alguém pode ter e o ama tanto, que acaba apoiando sua decisão, ficando ao seu lado em todo momento, sem dispensar nenhum cuidado necessário.

A Garota Dinamarquesa

Vale mencionar, sem dar nenhum spoiler, que Einar Wegener foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, em 1920. Tom Hooper (O Discurso do Rei, Os Miseráveis) que já vem colecionado indicações à melhor diretor, mostrou novamente seu talento ao retratar essa belíssima história.

Em uma época onde o transexualismo está ganhando seu espaço na sociedade, A Garota Dinamarquesa se torna muito oportuno para entender melhor a razão para alguém mudar de sexo. Sem usar de dramas desnecessários, o longa quebra muitos tabus, de uma maneira emocionante. Se prepare para chorar novamente com Eddie Redmayne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui