quinta-feira, 2, dezembro, 2021

Crítica | A Rebelião

Rebeldes vs cooperadores em uma trama onde os extraterrestres são apenas um detalhe

Marcando o retorno do diretor Rupert Wyatt (Planeta dos Macacos), A Rebelião (Captive State) apresenta um mundo dominado por alienígenas e uma trama que aborda os dois lados da população – os que escolheram cooperar e os que tentam resistir. 

Iniciando com o poderoso ataque dos seres invasores, o filme, em poucas cenas, explica como foi possível uma dominação completa. Após uma enorme demonstração de força, a única opção restante foi cooperar e permitir que o mundo fosse governando por esses seres. É impossível não notar que tudo isso é apenas uma representação das invasões territoriais que os países sofreram constantemente ao longo do tempo.

Exatamente por esse teor realista, A Rebelião entrega um roteiro cheio de críticas, onde os que resolvem lutar para reconquistar seus direitos se tornam terroristas e são perseguidos pelo próprio governo. É evidente a referência às submissões que uma população sofre quando são colonizados por uma cultura diferente.

Quem apresenta o lado rebelde para o espectador é Gabriel (Ashton Sanders), que pensa em seguir os passos de seu irmão mais velho, que foi um mito entre a rebelião. Do lado pacifista temos Willian Mulligan (John Goodman) um detetive que tem como missão acabar com todos que lutam contra a repressão.

Crítica | A Rebelião 1
A Rebelião | imagem: Diamond Films

Com um roteiro bem amarrado, que tampa todos os buracos que deixa ao longo da trama, A Rebelião é uma obra que passa uma mensagem interessante, porém não é nada mais do que um filme investigado. Os extraterrestres são apenas um adendo, elementos que tentam diferenciar uma premissa já conhecida, mas que na prática não chegam a fazer a minima diferença.

Talvez pela temática escolhida, o longa sofre com caminhos e desfechos previsíveis, que acabam danificando a empolgação do espectador. O enredo funciona, as reviravoltas são bem sustentadas, porém, por motivos evidentes ao longo dos acontecimentos, são facilmente previstos.

A Rebelião é um filme que se mostra interessante, mas que sofre pela limitação do tema. Tentando inovar ao misturar uma enorme crítica social com elementos de ficção científica, é uma obra que consegue prender o interesse e passar uma importante mensagem, mas deixa a impressão de que podia ir além.

Nota do Thunder Wave
O filme apresenta ótimas críticas e uma trama realista, porém alguns elementos previsíveis podem estragar a experiência.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave