sexta-feira, 27, novembro, 2020

Resenha | Crônicas de Oldar- Rondinelli Fortalesa

Crônicas de Oldar- Durilin: Filho do Dragão é o primeiro volume da saga de fantasia escrita por Rondinelli Fortalesa.

A obra começa quando Herlana e Gurtum descobrem um suposto ovo de dragão, algo muito raro, visto que dragões não procriam. Em Oldar, houve uma guerra intitulada Guerra da Traição, que acabou em paz entre o povo e os Dragões, mas alguns acontecimentos durante essa guerra deixam a dúvida de se, no futuro, os dragões serão uma ameaça. Por isso, um conselho se reúne para decidir o que será feito com o ovo.

Herlana, que possuí dons telepáticos, não consegue descobrir o que tem dentro do ovo. Ádalo, o Grande Senhor de Oldar também não consegue informar o conteúdo do ovo, apenas diz que carrega um grande aliado ou um grande inimigo. Por fim, o conselho acha mais prudente destruir o ovo. Porém, quando Gurtum usa seu poderoso machado no objeto, ele se choca, revelando uma grande surpresa.

A obra é realmente bem fantasiosa, seguindo o estilo “RPG”, com personagens míticos e habilidades especiais. Talvez lembre até demais um RPG, pois as batalhas se parecem muito com a narrativa de um jogo de mesa, juntamente com a grande quantidade de personagens, pode deixar o leitor perdido em alguns momentos. Senti que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, acabaram ficando meio superficiais durante a maior parte do livro.

Tirando isso, a escrita de Rondinelli é ótima, é um tema complicado e ele se saiu bem, principalmente com a grande quantidade de mitologia, mostrando conhecimento e criatividade. Há alguns erros de gramática no livro, que irão irritar muitos os mais intolerantes (como eu), uma nova revisão seria bem vinda.

A edição é nada menos que linda. A capa é bonita e chamativa, com esse grande dragão em destaque e uma linda paisagem amarelada no fundo. A escolha de folhas amareladas sempre me agrada muito, pois cansa bem menos a vista durante a leitura. Para fechar com chave de ouro, temos anexos com informações sobre os personagens e detalhes nas aberturas de cada capítulo. 

Crônicas de Oldar  possuí um bom enredo central, um mundo bem trabalho e uma quantidade de mitologia que promete agradar aos fãs de fantasia, porém tem elementos que poderiam ser melhorados.

24 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia a obra, mas a capa ficou demais!
    Gosto muito de ler primeiras impressões sobre alguns livros, afinal são as que ficam né? E sempre me ajudam na decisão de ler ou não. Bom, se fosse apenas pela capa, eu compraria o livro sem ao menos ler do que se trata, porém você citou aspectos que me deixaram com os dois pés atrás. Os personagem se deem por superficial é algo que me apavora muito, gosto de entender o personagem sabe? estilo psicologa mesmo, pois assim a leitura flui mais rápido e consigo perceber mudanças, junto com progressões no aspecto dele. Infelizmente, não será uma leitura que faria no momento ou nem tão próximo assim… Bjs

  2. Humm gostei da proposta do livro, meu enteado adora livros assim e costumo ler antes para mostrar a ele. Mas a questão de personagens superficiais me deixou um pouco preocupada. Mesmo assim, arriscaria na leitura.

  3. Adorei a proposta do livro, adoro esta temática. Mas antes de ler vou esperar pela resenha completa. A capa está maravilhosa!

  4. Olá!
    Que capa linda!!! Estou encantada!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa. É o gênero de livro que eu adoro. Acho que a leitura tem tudo para me agradar.
    Gostei da resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

  5. Me interessei muito pelo livro. Acho que por lembrar um pouco de RPG, eu vou gostar muito, até porque jogo até hoje. Além disso, gosto muito de ver autores que exploram universos de fantasia. Vou dar uma chance ao livro assim que puder!

    http://laoliphant.com.br/

  6. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa do livro interessante, mas no momento não estou muito no clima para ler sobre fantasia.
    A leitura parece ser bem interessante para os fãs do gênero e sem dúvidas é uma ótima dica de leitura.
    O fato de a história ter muitos personagens pode realmente confundir um pouco, mas se o livro for muito bom isso é facilmente relevável….

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

  7. Olá, tudo bem!?
    A capa do livro é muito bonita, mas ao ver que a obra é MUITO fantasiosa, já me deixou um pouco com o pé atrás. Não sou fã de fantasia e pelo sua resenha, sei que não vou gostar do livro T_T Que pena… É muita mitologia pra mim!

    Beijos

    LuMartinho |Face

  8. Quero ler o livro já por se tratar de fantasia e ter essa coisa de RPG que eu amo. Mas, é uma pena essa superficialidade dos personagens, não sei se é só eu me senti um pouco confusa com a nota, seilá me decepcionei :c

    Beijos, Ahri.
    cadeatoalha.blogspot.com

  9. Gostei muito da premissa do livro, afinal fala de dragões e eu adorooooo!

    E com essa pegada de fantasia envolvendo RPG fez com que chamasse minha atenção mais ainda.

    Já tinha ouvido falar por cima desse livro, mas não sabia que era tão interessante.


    Lisossomos

  10. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sempre fujo de séries e que fantasia não é um gênero que costumo ler com frequência, sabe? Por isso não fiquei tão animada com esse livro, sem contar que pela sua resenha o livro não é tão bom assim.

    Beijos :*
    Larissa – srtabookaholic.blogspot.com

  11. Olá!

    Que capa linda, mas confesso que livros assim não me atraem tanto 🙁 Acho que acostumei a ler tantas coisas que demoro para engrenar nas leituras assim, mas a dica está anotada. Espero lê-lo mais para frente. Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br

  12. Olá.
    Livros assim chamam muito minha atenção e com esse não foi diferente.
    Creio que vou gostar da leitura e esta capa está linda demais. Me apaixonei!
    bjs bjs

  13. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei da proposta fantasia sempre me chama atenção e é sempre uma leitura que agrada. Realmente a capa é muito linda e assim que minha pilha de leituras diminuir quero conhecer o livro! 🙂

    Beijos,

    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]

  14. Oi Taranis, achei a capa do livro linda, mas só.
    Acho que livros que não descrevem muito os personagens, não se aprofundam neles
    pra mim pelo menos não fluem. Não leria.
    Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave