Poucas obras voltadas para os quadrinhos baseadas em pessoas reais costumam ser realmente boas, pois elas acabam se tornando muito mais biografias do que realmente algo para se aprender. Mas a Graphic Novel Czar Acidental – A vida e as mentiras de Vladimir Putin, lançado pela Conrad é um grande diferencial.

A história

No imaginário coletivo ocidental, Vladimir Putin é um maquiavélico vilão de desenho animado, constantemente tramando para aniquilar seus inimigos ao redor do globo. Mas como um medíocre oficial de nível médio da KGB se tornou um dos mais poderosos líderes na História da Rússia?

E até onde a persona de machão de Putin é uma calculada encenação? Em Czar Acidental, Andrew S. Weiss, ex-consultor sobre a Rússia na Casa Branca, e Brian “Box” Brown mostram como Putin se vendeu como um astuto gênio da política – e como o resto do mundo caiu no jogo do Kremlin ao tratá-lo como tal. A dupla implode todos esses mitos e revela o homem por trás da fachada.

Mais do que uma história, um relato do nosso mundo

Um dos grandes componentes de Czar Acidental – A vida e as mentiras de Vladimir Putin talvez seja quem o escreveu. Andrew S. Weiss que ocupou vários cargos no Conselho de Segurança Nacional, no Departamento de Estado e no Pentágono tanto em gestões democráticas quanto republicanas, é praticamente um especialista quando se fala de Rússia.

E ao utilizar toda a sua experiência na área, o autor nos brinda não apenas como uma ‘biografia’ de Putin, mas também sobre as relações internacionais e o palco em que vivemos. Temos como hábito aceitar tudo o que nos é apresentado pelos noticiários, e muitas vezes não analisamos realmente os acontecimentos.

Leia também: Resenha | Blade Runner 2019 Off-World: Volume 2

Desta forma, Weiss não apenas mostra fatos da vida de Putin, mas desmascara uma versão apresentada de um homem de extrema inteligência e um ‘líder nato’. Putin é mediano, mas uma pessoa que estava nos locais certos para chegar ao governo Russo.

Mas ele é humano como qualquer um, só que com vários péssimos defeitos, entre eles ser obsessivo com um certo país chamado Ucrânia. Weiss demonstra isso através da história ainda não contada de Putin, desde a sua infância, sua passagem pela KGB a chegada ao poder.

Além disso, o autor também leva ao palco outros personagens da antiga União Soviética e dos EUA, demonstrando como o mundo mudou e voltou a ser o que era na época da Guerra Fria e também apresentar outros nomes atuais nesta história.

Leia também: Resenha | A Revolução dos Bichos – George Orwell

Outro aspecto formidável foi a escolha da arte muito bem feita por Brian “Box” Brown. Seu estilo tirinhas de jornais, serve muito bem ao contexto construído e facilitando a leitura e o entendimento do que Weiss quer trazer para o leitor.

Czar Acidental – A vida e as mentiras de Vladimir Putin é uma excelente publicação e com uma qualidade ímpar feita pela Conrad. A Graphic Novel é sem dúvida uma aula para todos aqueles que gostam e queiram entender os conflitos de ontem e de hoje, e principalmente como líderes chegam ao poder, ou melhor, Vladimir Putin.

Sobre os Autores

Andrew S. Weiss é o detentor da cadeira James Family e vice-presidente para estudos no instituto Carnegie Endowment for International Peace, onde supervisiona pesquisas sobre a Rússia e Eurásia. Ele ocupou vários cargos no Conselho de Segurança Nacional, no Departamento de Estado e no Pentágono tanto em gestões democráticas quanto republicanas. Seus textos já foram publicados no New York Times, Washington Post, Wall Street Journal, Foreign Affairs e outras publicações. Ele e a esposa, Kate Julian, têm dois filhos.

Brian “Box” Brown é um ilustrador e artista de história em quadrinhos que já foi contemplado com um Prêmio Eisner. Ele mora na Filadélfia e seus quadrinhos já foram publicados no New York Times, e nas revistas Playboy e New York. Suas obras incluem o best-seller pelo New York Times, André, o Gigante: Vida e Lenda; Tetris; Is This Guy for Real?; The Unbelievable Andy Kaufman; Cannabis: a Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos, e Child Star. Sua tira de jornal (& webtira) Legalization Nation é atualizada semanalmente.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-czar-acidental-a-vida-e-as-mentiras-de-vladimir-putinA Graphic Novel é sem dúvida uma aula para todos aqueles que gostam e queiram entender os conflitos de ontem e de hoje, e principalmente como líderes chegam ao poder, ou melhor, Vladimir Putin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui