segunda-feira, 26, julho, 2021

Resumo

Da Criação ao Roteiro é sem dúvida um dos maiores marcos da literatura de roteiros nacional, sendo um livro fácil de leitura e totalmente voltado para todos aqueles que amam a sétima arte, não apenas os profissionais da área.

Resenha | Da Criação ao Roteiro – Doc Comparato

Da Criação ao Roteiro escrito originalmente em 1984 por Doc Comparato, ainda hoje é uma obra excencial para todos aqueles que amam a sétima arte. A obra mostra da teoria a prática apresentando com detalhes a arte e técnica para a criação de roteiros para TV, teatro e cinema.

Esta obra foi escrita no século passado e depois de 37 anos, Da Criação ao Roteiro ainda é “a” referência do gênero no universo da escrita. E não ache que é apenas no Brasil, mas para toda a Europa e América Latina.

Leia também: Resenha | História do Cinema Mundial – Franthiesco Ballerini

A edição que está a venda atualmente é a revista, atualizada e ampliada, lançada pela Summus Editorial, que veio para comemorar os 40 anos de profissão do autor. Se antes ele já era uma excelência, agora o livro chega a um patamar muito mais acima, abrangendo webséries, jogos e até mesmo inteligência artificial.

Cada capítulo começa com uma reflexão sobre o assunto que será abordado, com exercícios, exemplos, além de planilhas e bibliografias que complementam este livro, que é uma verdadeira biblia do roteirista. Para aqueles que são novatos na área do roteiro, o livro ainda possui exemplos de softwares utilizados na área e como eles funcionam, como o Celtx, Final Draft, entre outros.

Leia também: Resenha | Soltando as amarras: Ferramentas de escrita criativa – Renata Di Nizo

Dentre tantos pontos positivos, a escrita de Doc Comparato é sem dúvida a melhor. Um livro, neste formato tão “pesado” com tantas informações, com certeza irá amendrontar futuros leitores. Mas Da Criação ao Roteiro é uma leitura fácil e aberta para todos, como deve ser o ramo da arte.

A obra ainda explica formtação para roteiros internacionais, concursos, competições e festivais, algo muito importante para novos roteiristas, como utilizar os meios de comunicação online como e-mail, redes sociais e sites, entre tantos outros modos de trabalho, que apenas sentando e abrindo o livro para poder compreender.

Da Criação ao Roteiro é uma obra de suma importância para todos aqueles que buscam a área de roteiro. E se ainda possui dúvidas, saiba que esta obra de Doc Comparato é adotado pelo Real Instituto Oficial de Rádio e Televisão da Espanha, pela universidade do Cone Sul, de Portutal e da Itália. O autor é responsável ainda por várias novelas e filmes como A Justiceira, O Tempo e o Vento, O Trapalhão na Arca de Noé, entre outros.

Portanto, Da Criação ao Roteiro é sem dúvida um dos maiores marcos da literatura de roteiros nacional, sendo um livro fácil de leitura e totalmente voltado para todos aqueles que amam a sétima arte, não apenas os profissionais da área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave