Resenha: Donnie Darko- Richard Kelly

3
9190

 

A editora Darkside lançou essa linda edição de Donnie Darko. Não é um livro com uma história, foi feito para os fãs do filme se aprofundarem mais nessa complexa obra.

Para quem não conhece pare tudo e vá assistir, Donnie Darko é uma ficção Cientifica/Horror Cult, que mostra a vida de um garoto problemático (Darko) que começa a ver um medonho coelho. Esse coelho diz a Darko que o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Darko então acaba sendo comandando por esse coelho, que o manda fazer coisas ruins como inundar a escola e incendiar casas, afirmando ter um propósito para isso. Em uma das aparições o coelho menciona viagem no tempo, Darko fica obcecado e começa a pesquisar sobre o assunto e assim descobre coisas importantes sobre o que está vivendo.

Donnie Darko

Essa sinopse é bem simplificada, pois o filme é bem mais profundo. O roteiro foi escrito propositalmente para deixar alguns pontos abertos, obrigando o espectador a tirar suas próprias conclusões. Isso rendeu várias teorias de fãs, que estão aí até hoje. E é exatamente para quem forma teorias sobre Donnie Darko que esse livro foi feito. Nele temos dados adicionais e declarações do roteirista e atores sobre o real objetivo do longa.

O livro começa com um prefácio muito especial, escrito por Jake Gyllenhall (protagonista do filme), dizendo sua opinião sobre Donnie Darko. É seguida por uma incrível entrevista com Richard Kelly (roteirista), que detalha bastante seu trabalho ao escrever o roteiro, seus objetivos e inspirações, além de contar algumas curiosidades muitos bacanas sobre a trama e as gravações.

Donnie Darko

Após,  temos a parte que faz todo fã babar, o roteiro original. Sim, temos a oportunidade de ler o roteiro original e completo! Além de ser uma experiência única, essa leitura também mostra algumas pequenas diferenças que foram cortadas na edição do longa, por exemplo, pude notar que originalmente era para o filme ser mais violento. Para finalizar, tem algumas páginas do livro “ A Filosofia da Viagem do Tempo”, que é escrito por uma personagem no filme e usado por Darko em suas pesquisas.

Roteiro Donnie Darko

Além de todas essas informações, a edição é linda! O trabalho feito pela editora está espetacular, cheia de referências espalhadas pelas páginas, fotos do elenco e ilustrações. Quando recebi o meu exemplar, que ainda por cima é capa dura, fiquei um bom tempo folheando e surtando com as referências, como a boa Fangirl que sou.

Donnie Darko

Donnie Darko é uma obra voltada para os fãs, garantia de satisfação. Não apenas como uma edição de colecionador enfeitando a estante com sua beleza, mas também para aprofundar nessa história que precisa de uma ajudinha para ser entendida por completo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi, tudo bem?
    Ainda não assisti o filme do Donnie Darko, mas vou seguir sua dica e irei assistir. Não tenho dúvidas que depois irei comprar esse livro, achei super legal conter o roteiro original e explicar questões que ficaram em aberto no filme, parece ser um ótimo.
    A DarkSide não me decepciona nunca com as suas edições, sempre caprichando, adicionando detalhes para melhorar a experiência dos leitores e oferecendo um produto de alta qualidade. Muitas editoras deveriam se inspirar nela.
    Beijos

  2. Oi, tudo bem?
    Nunca tive muita vontade de ler o livro ou ver o filme, mas acho que estou começando a mudar de ideia. Adorei a resenha e adoro o gênero, acho que pelo menos o filme vou ver.
    Que legal eles colocarem o roteio. Não tem como manter tudo igual no filme mesmo, sempre sai algo diferente.
    Adorei a dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui