Todo fã de O Iluminado já se pegou imaginando o que teria acontecido com Danny após aquele episódio traumático em sua infância. Trinta anos após os acontecimentos no Hotel Overlook, Stephen King conta aos curiosos leitores o que aconteceu com Danny Torrence.
*** Atenção, se ainda não leu O Iluminado, não leia a partir daqui, contém Spoilers do livro.***
Como nenhum trauma fica sem consequências, Danny (agora chamado de Dan) segue os passos do pai e acaba se tornando um alcoólatra. Em uma de suas andanças pelo mundo, Dan vai parar em uma cidade de New Hampshire, onde acaba se instalando e entrando para os Alcoólicos Anônimos. Lá, começa a trabalhar em uma casa de repouso, onde usa seus poderes de iluminado para ajudar as pessoas na beira da morte, daí vem seu apelido de Doutor Sono.
“Quando o Aluno está pronto, o mestre aparece.”
Através de Tommy, Dan conhece Abra Stone, uma garota muito mais iluminada que ele que está na mira de um grupo que se alimenta de energias psíquicas. Agora, Dan precisa ajudar Abra, enquanto luta contra seus próprios demônios.
Servindo com uma continuação direta de O Iluminado, há várias referências durante o livro sobre os acontecimentos em Overlook, dado que são peças importantes no decorrer da trama.
Mesmo não sendo tão bom quanto seu antecessor, Doutor Sono encerra graciosamente a saga de Danny, sem deixar nenhum buraco, entregando aos fãs exatamente aquilo que desejavam. Dos trabalhos recentes do autor, que abandonou o terror por um tempo, Doutor Sono é o que mais promete agradar aos fãs, por voltar às origens do terror de King. A obra não tem a mesma dose de terror que as antigas obras de King, mas tem a quantidade certa de suspense para te deixar noites sem dormir para saber o que vai acontecer.
Com um enredo intrigante e perfeitamente encerrado, Doutor Sono é leitura obrigatória para todos que leram O Iluminado e aos fãs de Stephen King.