Uma das maiores obras da ficção de todos os tempos, Duna de Frank Herbert, chega em formato de Graphic Novel pela editora Intrínseca.
A Graphic é adaptada por Brian Herbert, filho do autor, e por Kevin J. Anderson. Este é o primeiro volume, que como está descrito pelo autor, foi dividido em 3 volumes, como os livros.
Duna é uma adaptação interessante, pois Brian não modificou as falas ou narrativas do livro, mantendo cada palavra para que a obra original não se transformasse em outra versão, perdendo-se assim toda a sua essência. Lógico que nem tudo está ali, pois a arte ajuda e muito a transportar as palavras em desenhos que são praticamente quadros de uma pintura.
Para aqueles que nunca leram os livros de Frank Herbert, é uma ótima oportunidade de começar no universo e ser apresentado a personagens místicos, assassinos, entre tantos outros que permeiam uma história que vai além da ficção, com uma crítica severa a nossa sociedade e meio ambiente. Mesmo escrita no século passado, em 1965 para ser mais exato, Duna ainda hoje é mais do que atual.
A Graphic Novel de Duna vem em uma capa bonita, com cores vibrantes e que traduzem bem cada planeta e emoção dos personagens envolvidos na trama. Infelizmente algumas vezes estas cores atrapalham a leitura, mas nada que estrague sua imersão.
O volume 1 de Duna é uma aquisição obrigatória para os fãs de Frank Herbert, assim como para novos leitores e fãs da ficção.