“Eleanor & Park me lembrou não apenas de como é ser jovem e apaixonado por uma garota, mas também de como é ser jovem e apaixonado por um livro.” – John Green, autor de “A Culpa é das Estrelas”
Eu poderia encerrar a resenha dessa obra-prima apenas com as palavras de John Green, mas insisto em dizer algumas palavras. Por favor, se me derem licença, gostaria de resenhar sobre Eleanor & Park, de Rainbow Rowell.
Bem, tudo começou quando eu fui comprar um determinado livro, não o tinha e eu não queria sair da livraria de mãos vazias – já estava sem algo inédito para ler. Foi quando, repentinamente, me lembrei desse livro, sem indicações de amigos, levei-o para casa. De primeiro momento, desfolhei algumas páginas e era época de aulas, o que me fez demorar um pouco para lê-lo. Mas em meus trajetos de ônibus, o pus na mochila e tive o prazer, repito: TIVE O PRAZER DE DESFOLHÁ-LO.
Sabe aquele livro que você pega e o degusta sem pressa, sem pensar em devolver pra biblioteca ou para o amigo que o emprestou? Esse livro é desses, de ler cada linha tranquilamente e aquilo entranhar em seu coração. É como se Rainbow lhe transportasse para a historia e a cada relato da autora, você observa as cenas bem de perto.
“A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe.”
A trama começa em agosto de 1986 e conta a história de Park Sheridan e Eleanor Douglas, dois adolescentes de dezesseis anos que vivem em Omaha, Nebraska. Park é descendente de coreano, de família estruturada e é apaixonado por músicas e HQs. Não chega a ser exatamente o cara mais popular da escola, mas não deixa de ser visado por todos. Já Eleanor, é o tipo de garota que não é bem vista pelos colegas da escola – literalmente falando, ela sofre bullying meio que constantemente; é ruiva, tem estilo próprio (na verdade, se veste com umas roupas bem estranhas) e se autodenomina “gorda”.
Até terem um real contato, demora alguns capítulos, mas a leitura é tão gostosa que você não vê a demora e é feito como algo natural. O primeiro contato entre Park e Eleanor é no ônibus escolar, onde Park está lendo alguns gibis e Eleanor dá aquela espiadela de canto de olho. Os dois se aproximam, graças à troca de músicas e gibis – insistentemente feito por Park, e um romance começa a se desenvolver. Coisinhas de adolescentes mesmo, sabe? Mas a história, caros leitores, não tem nada de adolescente não.
O grande diferencial nesse livro, é que dentro de cada capítulo (sempre nomeados como ELEANOR e PARK), existem subcapítulos também com os mesmos nomes e de forma com que os personagens centrais são os próprios narradores – meio que os donos de seus próprios destinos. A trama é intrigante, envolvente e de bom gosto musical dos personagens (da autora, vai!). Cada desenrolar da história é uma risada e você sente como que o amor é algo renovável no melhor estilo adolescente de ser.
”Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz.”
O grande legal de tudo isso, é que a DreamWorks comprou o direito de filmagens do livro e em breve, teremos Eleanor & Park, O Filme. Não se sabe muito sobre a escolha do elenco, locais de filmagens, equipe de direção e produção. O que sabemos é que a autora escreverá o roteiro e isso soa bem aos ouvidos dos fãs, principalmente no quesito “diferenças entre filmes versus livros”.
Em suma, Rainbow entrou para o hall de melhores autoras da vida, e não é porque se tornou best-seller do The New York Times… Se vale uma dica, leia e se emocione com esse livro incrível e o tenha bem pertinho da sua cama, você sempre voltará para ele quando puder. Poucos livros me fizeram chorar, “Eleanor & Park” foi um deles.
Já tem algum tempo que estou querendo ler algo da Rainbow e este livro tem sido bem indicado na blogosfera, acho que ainda não encontrei sequer uma resenha negativa. Não devo demorar muito de ler-lo e bom saber que gostou do livro, que teve prazer de ler-lo. E gostei tbm que saíra um filme.. Essa eu não sabia! Abco!
Lucas – Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
É muito legal quando um livro é bem visto em todas as resenhas, né? Espero que goste da leitura!
Obrigada pelo comentário.
Oie,
Vai parecer estranho, mas não consegui amar esse livro tanto quanto leio nas resenhas para mim. Acho que não sofri o mesmo impacto que todos ou li no momento errado, só pode ser isso. Claro que gostei da leitura, mas nada que me fizesse torná-lo uma excelente leitura. Acho que ando mais crítica. Mas lendo suas palavras eu pareço ter apreciado mais, do que quando li propriamente a obra.
Se eu não tivesse lido, teria comprado somente pelo que você disse.
Beijos
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Olá,
Poxa, que pena que não teve o mesmo impacto, mas como você disse, deve ter sido coisa de momento mesmo, cada leitura afeta de uma maneira diferente dependendo do nosso estado emocional, né?
Que bom que gostou da resenha, pelo menos. rs.
Obrigada pelo comentário.
Olá !!!
Eu também não consegui ler esse livro,como a Elis comentou, comecei,mas a leitura nçao fluiu e eu acabei deixando para outro momento,não desisti e cada vez que leio uma resenha como a sua,que mostra o quão encantador a narrativa pode ser tenho vontade de tentar de novo. Eu gosto da autora,li Ligações e adorei,senti toda a emoção que Raibow queria passar.
É , por culpa sua vou atrasar minhas outras leituras e pegar logo esse livro.
hahahahahaha
bjsss
http://www.apaixonadasporlivros.com.br/
Já faz um bom tempo que quero ler esse livro. Vi ótimas críticas sobre ele, mas sempre deixo para ‘um dia’. Apesar de tua resenha ter me chamado muito atenção – e me feito querer ler – só mesmo se eu ganhar ou tiver numa promoção muito boa! kkkkkk Achei a história fofa, pela forma como tu conta. E vou ficar no aguardo de notícias para o filme!
Beeijos
Danni
Garotas e Livros
Espero que alguém veja esse comentário e te dê o livro! rs.
Tomara que goste da leitura quando finalmente tiver a oportunidade de ler, e pode deixar que iremos postar as novidades do filme.
Obrigada pelo comentário.
Espero que dessa vez consiga ler e gostar muito, não quero apanha caso atrase tudo e não goste! rs
Obrigada pelo comentário.