quinta-feira, 3, dezembro, 2020

Resumo

Um romance de época diferenciado, a obra agrada principalmente pelo teor político da época.

Resenha | Enfeitiçadas- As Crônicas das Irmãs Bruxas

 

Enfeitiçadas é o primeiro volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas.

A época em que as Bruxas eram consideradas perigosas, perseguidas e queimadas ainda está bem viva na nossa memória. Enfeitiçadas se situa um pouco depois dessa época, cerca 1890, onde elas ainda são perseguidas, mas são mandadas para um hospício ao invés de morte certa.

Como o próprio nome já dá a entender- As Crônicas das Irmãs Bruxas– a história se foca em três irmãs que herdaram a magia de sua falecida mãe. Cate, a mais velha, ficou com a missão de cuidar de Maura e Tess, sua irmãs menores, tendo que ensiná-las a esconder e controlar sua magia. Tudo isso se torna bem complicado quando Cate está prestes a fazer 17 anos e pelas leis da época já entra na maioridade, precisando decidir entre se casar ou entrar para a irmandade.

É importante informar como tudo funciona nesse livro. Os irmãos, o Conselho Titular, comandava tudo e as mulheres eram tidas como seres obedientes, e apenas isso. Até mesmo a própria educação era desencorajada, com o argumento de que as mulheres deveriam saber das coisas por informações dos pais ou maridos. Isso tudo reforçava caça as bruxas, pois eram as que mais corriam atrás de conhecimento.

Para agravar a situação, Cate descobre uma profecia envolvendo as três irmãs. Segundo ela, a bruxa mais poderosa irá reerguer as bruxas, mas uma das irmãs não viverá para ver a virada do século.

O livro tem um pouco de tudo, romance, fantasia, suspense e claro, várias referências à época. Durante um tempo achei que fosse ficar parado no romance/sobrevivência de uma adolescente bruxa, mas rapidamente tudo muda e a leitura fica quase impossível de largar. Como a obra não é muito extensa, não é difícil terminar no mesmo dia.

Por mais que a premissa envolvendo profecia com irmãs bruxas não seja exatamente original, o fato de ser um romance de época, com uma política exclusiva, diferencia bastante Enfeitiçadas das outras obras já existentes. Vale a pena se deixar Enfeitiçar por esse livro.

 

20 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a resenha!! Comecei a leitura algumas semanas atrás, mas acabei tendo que pausar para dar atenção às leituras de parceria.. Estava gostando, então espero dar continuidade em breve e gostar ainda mais… Ainda assim não sei se lerei os outros dois.

    Beijos!

  2. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar deste livro, estava com muita vontade de ler. Também estava achando que iria acabar virando um romance e no momento estou meio que "fugindo" de livros assim.
    Beijos,
    Larissa (laoliphant.com.br)

  3. Sabe que não consegui ler esse livro? Meu último blog era totalmente literário e tinha recebido da editora. Mas acabou que uma amiga leu, eu não consegui. Achei interessante, essa premissa sempre é, mas alguma coisa não me prendeu.

    Belo post!

  4. Acho que você foi muito feliz em sua crítica… O que torna a obra interessante ao leitor é mesmo o contexto que ela apresenta. Não necessariamente seu tema. Ainda não li a trilogia, mas sua perspectiva me deixou bastante curiosa! Pretendo investir nessa leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave