Resenha: Enquanto Bela Dormia- Elizabeth Blackwell

11
22065

 

Contos de fadas conquistam adultos e crianças sem nunca sair de moda. Um dos mais populares é A Bela Adormecida, que rendeu várias adaptações e recentemente até mesmo sua vilã teve sua vida contada no filme Malévola, da Disney.

Enquanto Bela Dormia é uma leitura desse famoso conto, com um toque de realidade. Aqui, quem narra os acontecimentos é Elise, uma garota que teve uma infância pobre na fazenda, mas conseguiu subir na vida até conseguir o posto de dama de companhia da rainha.

A rainha Lenore tem dificuldades em engravidar e em um momento de desespero acaba recorrendo aos supostos poderes mágicos de Milicent, tia do rei. Quando a princesa Rosa nasce, o que era pra ser alegria se transforma em tragédia com a decisão do rei em  expulsar Milicent do reino por desconfiar de seus atos. Com isso, ele acaba despertando o desejo de vingança da tia, que promete voltar para acabar com a alegria de Rosa.

É impossível não amar essa obra. O modo realista, e até mesmo sensual, que a releitura foi feita chega a lembrar os clássicos originais dos Irmãos Grimm. Quem, como eu, adora ver uma versão mais viável e pesada dos contos de fadas, vai entrar de cabeça nessa história.

Elizabeth Blackwell acertou em cheio ao usar uma serviçal na narrativa. Elise tira o foco da princesa mostrando muito da sua vida pessoal, além de expressar as dificuldades da época para os menos afortunados, assim podemos ter uma obra completa sem abusar dos fatos tão conhecidos desse conto, o mesmo é apenas uma referência aqui. Essa narrativa consegue também te prender na leitura, usando de um pequeno suspense certeiro no fim dos capítulos.

“Como eu era ignorante, achando que a distância reduziria sua capacidade de nos fazer mal! Eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais.”

O melhor de Enquanto Bela Dormia está no imprevisível final. Por melhor que seja o desenvolvimento da obra, que por sinal é maravilhoso, o modo como Elizabeth resolveu terminá-la é o verdadeiro trunfo.

Por fim, tenho que comentar da beleza de Enquanto Bela Dormia. A capa é uma obra de arte e combina perfeitamente com os pequenos detalhes da diagramação que remetem a um conto de fadas. É um livro que não deixa nada a desejar no também no campo visual.

Enquanto Bela Dormia

11 COMENTÁRIOS

  1. Essas adaptações de contos de fadas estão ficando cada vez mais fofas neh? Eu ainda não conhecia esse livro mas fiquei interessada. Adoro contos de fadas.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

  2. Oi Taranis!!

    Não!! Eu não acredito que você já leu esse livro? Tô doida pra ler ele e achei que era outra coisa completamente diferente, acredita? Ainda bem que existem resenhas pra gente ir conhecendo a obra antes de ler e não tomar uns tapas na cara…

    Beijos

    LuMartinho | Face

  3. Olá Taranis,

    Esse livro está na minha mira e essa é a primeira resenha que leio dele, gostei muito e me animou demais, a capa realmente é muito bonita….bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui