Resumo

Especulações cinematográficas é uma obra fascinante, que consegue agradar a diversos públicos. De maneira descontraída, mas cheia de propriedade, o autor consegue entregar um conteúdo único cheio de conhecimento. Por não se focar em um gênero, Tarantino escreve um contéudo aberto com análises completas, que vão além do estilo pelo qual é conhecido e tornam suas especulações uma riqueza cultural.

Resenha | Especulações cinematográficas – Quentin Tarantino

Em uma espécie de autobiografia cinematográfica, Quentin Tarantino analisa o cenário do cinema desde a década de 1970 de acordo com suas experiências pessoais em novo livro, Especulações Cinematográficas.

Tarantino está se aventurando na escrita de livros, e não decepciona nesse campo. Após lançar uma ficção, adaptada de seu longa homônimo, Era uma vez em Hollywood, o diretor publica sua primeira não-ficção, onde apresenta uma rica análise do cinema ao longo das décadas, recheado de curiosidades sobre nomes notáveis, enquanto apresenta sua vida ao redor dos filmes.

Veja também: Resenha | Era uma vez em Hollywood- Quentin Tarantino

A obra, publicada no Brasil pela editora Intrínseca, é construída, principalmente, em torno dos principais filmes norte-americanos da década de 1970, já que foi a época em que o jovem Tarantino ia frequentemente ao cinema com sua família. Através de uma combinação de teoria do cinema, críticas de filmes, reportagem e curiosidades, a história pessoal de Tarantino é contada de maneira descontraída e pontual em relação ao seu conhecimento cinematográfico. A narrativa na voz singular do famoso diretor analisa as produções, escalações e atuações, enquanto navega em curiosidades íntimas sobre nomes marcantes da época e peculiaridades em suas vidas profissionais.

Especulações Cinematográficas se torna um livro rico em conhecimento para os amantes de cinema, e os profissionais da área, já que ao longo de suas 400 páginas discorre sobre diversas obras, indo além das análises, onde o autor especula caminhos possíveis para cada filme e compartilha sua extraordinária visão sobre cinema. Além disso, é um incrível relato de diferentes períodos da história dos Estados Unidos, apresentando as mudanças mais marcantes na sociedade, geralmente atráves dos filmes em cartaz. Seja citando os assuntos que cada produção abordava no momento, ou divagando sobre as reações do público, Tarantino mostra a evolução da mente da população ao longo dos anos e não deixa de fora os eventos históricamente marcantes.

Veja também: Resenha | Delicate Condition- Danielle Valentine

Além de sua ampla análise das produções, que transforma o livro em uma grande fonte de estudos para os profissonais da área, a riqueza de especulações da mente de uma pessoa tão peculiar agrega qualidade. Para os fãs, certamente é um prato cheio. Entretanto, há uma riqueza maior do que apenas a visão de Tarantino sobre o cinema. Ao longo da narrativa, o diretor apresenta conhecimentos pessoais sobre colegas, o que promete agradar a um público ainda maior, visto que vários dos atores, diretores e produtores de cinema possuem fatos interessantes expostos, de maneira discreta e nada tendênciosa, em Especulações cinematográficas.

Especulações cinematográficas é uma obra fascinante, que consegue agradar a diversos públicos. De maneira descontraída, mas cheia de propriedade, o autor consegue entregar um conteúdo único cheio de conhecimento. Por não se focar em um gênero, Tarantino escreve um contéudo aberto com análises completas, que vão além do estilo pelo qual é conhecido e tornam suas especulações uma riqueza cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Especulações cinematográficas é uma obra fascinante, que consegue agradar a diversos públicos. De maneira descontraída, mas cheia de propriedade, o autor consegue entregar um conteúdo único cheio de conhecimento. Por não se focar em um gênero, Tarantino escreve um contéudo aberto com análises completas, que vão além do estilo pelo qual é conhecido e tornam suas especulações uma riqueza cultural.Resenha | Especulações cinematográficas - Quentin Tarantino
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave