Resenha: Fortaleza Impossível- Jason Rekulak

0
3448
Fortaleza Impossível Book Cover Fortaleza Impossível
Jason Rekulak
272
Ficção
Arqueiro
8/08/2017

Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo. Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes. Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV. Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.

Site oficial Encontre Compre

 

Quem não se lembra da época dos jogos clássicos, dos disquetes, da programação em DOS? Qualquer um que tenha nascido na década de 80 certamente se lembra, com certa nostalgia, de todos esses elementos. Se esse é o seu caso, Fortaleza Impossível é um livro feito para você, mas se você não sabe do que estou falando, pode até gostar da leitura, porém não irá se aprofundar tanto.

Jason Rekulak transporta o leitor para os anos 80, quando o jovem Will está empenhado em aprender a desenvolver jogos de computador. O garoto possuí talento e determinação para aprender os códigos e consegue o incentivo certo quando conhece Mary, através de um esquema que seus amigos armaram para conseguir uma edição especifica da Playboy. Mary tem os mesmo interesses por programação e o garoto automaticamente cria um vinculo com ela.

Com um concurso de programação de jogos prestes a acontecer, os dois resolvem se inscrever e tentar ganhar o grande prêmio- um computador revolucionário. Pelo prazo ser curto, os dois trabalham todo dia na programação do jogo Fortaleza Impossível, e uma linda amizade- e talvez algo mais- nasce entre eles. Entretanto, alguns segredos prometem atrapalhar essa relação.

Fortaleza Impossível é uma obra que pode ser tanto um romance adolescente como um nostálgico livro de ação. Com uma fiel, porém banal, missão, os personagens levam a história por um arriscado plano de assalto enquanto, paralelamente, Will desenvolve seu jogo. Os elementos leves e referências à época deixam a leitura gostosa e fluida.

Por outro lado, mesmo sendo um livro leve, o autor não entrega uma trama fraca. Rekulak apresenta várias questões sociais em sua narrativa, para começar da mãe de Will, que é uma batalhadora mãe solteira que precisa se virar para sustentar o filho. Preconceitos, mal comportamentos e outras questões relevantes também são apresentadas, e são lindamente intensificadas com uma reviravolta perto do desfecho.

Fortaleza Impossível é uma ótima leitura, rápida e envolvente. Cheia de elementos interessantes, a obra é uma gostosa viagem no tempo, mas vai muito além disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui