quarta-feira, 4, agosto, 2021

Resumo

História do Cinema Mundial é uma obra a ser lida por estudantes de comunicação, roteiristas, professores, artistas e principalmente por todo fã da sétima arte!

Resenha | História do Cinema Mundial – Franthiesco Ballerini

Quando se fala a respeito de história, o que vêm a mente são assuntos enfadonhos e muitas vezes caracterizados pela frase “no meu tempo”. Mesmo em livros sobre a sétima arte, é difícil encontrar algum que fuja de colocar os principais filmes de todos os tempos ou daquela época. Estes acabam por se tornar apenas mais uma obra que irá ganhar pó em na estante do leitor.

Só que desta vez, o autor Franthiesco Ballerini, conseguiu uma verdadeira proeza e pode se dizer até mesmo inédita neste cenário: escrever uma obra que vai além das telas cinematográficas, explicando de maneira social e até mesmo econômica, como nasceu o mercado do cinema.

Em História do Cinema Mundial, Ballerini faz mais do que um apanhado de filmes, roteiristas e diretores, indo além com a criação de Hollywood e Bollywood. Passa por décadas do cinema mudo aos blockbusters da nova geração. Além disso, Ballerini faz uma fantástica e inovadora análise do cinema em cada continente.

O autor não apenas analisa o cinema, mas deixa claro que é uma forma de linguagem única, mas que segue princípios regionais, que vão além da diferença de línguas. Não podemos esperar uma mesma visão de comunicação do cinema Italiano, Japonês e mesmo de Hollywood. Cada um possui seu próprio estilo.

Outro aspecto interessante da obra é o autor colocar Filmes Essenciais no final de cada parte abordada do capítulo. Isto ajuda com exemplos o leitor a poder procurar por estes filmes e poder entender o funcionamento da sociedade e pensamento de cada época. Também é uma forma até nostálgica de quem está lendo poder se incorporar na história mundial e ver o quanto fez parte da História do Cinema Mundial.

A parte interessante do livro, é que estudantes de roteiro poderão ter um local único para realizar suas pesquisas. Como abordado durante uma das aulas da FIC´s (Fábrica de Ideias Cinemáticas), cada tempo possui seu estilo e gênero. A linguagem dos anos 1970 e 1980 podem até ser próximas, mas são diferentes no que querem mostrar ao espectador.

Das gerações X, Y e as que vierem, com gêneros e todas novas denominações, o curso da FIC´s é um local de discussão sobre a escrita, pois ela deve ir além do impacto das telas e se aprofundar dentro daquele que está assistindo a um filme. E é isto o que o livro História do Cinema Mundial consegue transmitir: emoção por uma das maiores artes já criadas pelo ser humano.

O livro foi feito pela Summus Editorial, com uma edição de qualidade bem diagramada, fácil de ser lido e imagens de vários dos longas abordados na obra.

História do Cinema Mundial é uma obra a ser lida por estudantes de comunicação, roteiristas, professores, artistas e principalmente por todo fã da sétima arte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave