Resenha: Imaginário Coletivo – Wesley Rodrigues

0
3115

Este é o primeiro título brasileiro do selo Darkside Graphic Novel. E a editora já começa com muita responsabilidade ao nos trazer esta obra do brasileiro Wesley Rodrigues.

Sua história é densa e complexa, passando por páginas muito bem elaboradas e que deleitam os olhos dos fãs de HQs, principalmente com seus desenhos onde podemos saber quem é quem. Diferente das “obras” de super-heróis onde os desenhistas parecem ter mudado apenas a cor do cabelo de seus personagens.

E Wesley vai além disso, onde consegue transformar sua história sobre uma Vaca que quer ser além do que a obrigam a ser, em uma vasta história filosófica em preto e branco.

Seu traçado é forte com linhas que destacam as partes escuras das páginas em vez de apenas pintar de preto. Ele sabe explorar cada parte da página com detalhes e muitas vezes com o nada.

E o branco aqui se faz essencial. Este jogo de preto e branco ajuda o leitor na narrativa, pois as páginas parecem ter movimentos e passar sentimentos. Ele cria o sentimento de ansiedade e outras de depressão, e depois passa pela liberdade e felicidade. É uma verdadeira salada.

Wesley apresenta uma crítica não tão ácida, mas sim forte e direta sobre a sociedade e pessoas. Podemos encontrar várias referências de situações pelas quais já passamos muitas vezes, principalmente no início da Graphic onde cada ser recebe uma senha e é obrigado a seguir conforme as instruções e quando um personagem indaga e pede para ser mudado de lugar, a resposta é simples e direta: “sua senha é essa, não posso fazer nada”.

Imaginário Coletivo possui um ótimo acabamento em capa dura e detalhes para os fãs de HQs ficarem admirando durante vários minutos. O papel interno é mais grosso do que o de costume, o que torna um grande diferencial e dá o luxo a esta edição.

É uma Graphic Novel para jovens adultos e mais velhos, principalmente para aqueles já são acostumados com leitura em quadrinhos, principalmente pela quantidade de páginas: 472!

Resumo
Nota do Thunder Wave

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui