terça-feira, 24, novembro, 2020

Resumo

Com uma escrita maravilhosamente fluida e uma história que te prende do começo ao fim, Jogos Vorazes é uma ótima leitura.

Resenha | Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, é mais um daqueles livros que não tinha vontade de ler, pois não aguento mais livros adolescentes e quando finalmente resolvi ler, amei!

Jogos Vorazes se passa em uma época onde não existe mais o mundo como conhecemos e sim distritos comandados pela capital. São 12 distritos ( eram 13, mas o 13º foi extinto), que são obrigados a participar dos Jogos Vorazes, onde 2 tributos de cada distrito é jogado em uma arena para sobreviver até restar apenas um, como forma da capital mostrar seu poder sobre eles. Todo ano é feita uma nova edição dos jogos, onde os tributos, um do sexo feminino e um do masculino, são sorteados na ‘colheita‘ feita pela capital em todos os distritos. Nessa edição, Prim, irmã de Katniss, é sorteada e Katniss acaba se voluntariando para ir no seu lugar. Peeta, o filho do padeiro que tem um pequeno momento no passado com Katniss, é o tributo masculino sorteado.

Entre os personagens que precisam ser mencionados temos Gale, o melhor amigo de Katniss. Eles costumam caçar juntos todo dia e são muito próximos, rapidamente notamos que essa amizade não acaba aí e claramente tem um sentimento envolvido entre os 2. Gale acaba tendo uma participação pequena nesse livro, já que ele se passa quase inteiro nos jogos, porém ele é muito importante para o desenvolver da história.

O Tordo, que vemos na capa é explicado por ser o símbolo do distrito de Katniss e o broche é dado a ela por Madge, a filha do prefeito.

Nos preparativos para os jogos (cada distrito tem um mentor, desfiles e um tempo de treinamento e aprendizagem antes de entrar no jogo), conhecemos Haymitch, que na minha opinião é o melhor personagem, com seu jeito cínico que aprendemos a amar, Cinna, o estilista maravilhoso e carinhoso, Caesar, o melhor apresentador que todos irão conhecer e, finalmente, o presidente Snow, que é a verdadeira cabeça por trás desse baile de sangue. No jogo, Katniss terá que usar toda a habilidade, astucia e artimanha possível para poder sair viva.

Veja também:

Jogos Vorazes tem uma narrativa divina, que auxiliada pelo desespero que esse jogo absurdo propõe, se torna incrivelmente fácil e fluido de ler. Particularmente não achei que tinha muita violência nele, o que era de se esperar pelo tema, tem sim as mortes e tal, mas o verdadeiro desespero do livro está em sentir o que Katniss sentiu e precisou fazer, não na violência “explicita”.

Exatamente pelo fato de ser narrado pela Katniss que a obra me agradou. Em vários momentos me peguei pensando em como agiria em uma situação daquelas e isso acabou só me prendendo mais na leitura. Tem também uma boa dose de romance, que só não tornou o livro um pouco chato porquê é intercalado com toda a ação.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave