Resenha: John Constantine, Hellblazer – Origens Vol. 1- Pecados Originais

0
9599

 

John Constantine é um nome conhecido entre leitores e não leitores de quadrinhos. Seja pelo filme de 2005 ou pela recente série que foi brutalmente cancelada, o personagem não é estranho para o público.

Entretanto, aqueles que gostam do jeito debochado e das aventuras sem pudor de Constantine, mas ainda não leram nada dele, não sabem o que estão perdendo. Por melhor que tenha sido representado nas adaptações, nada se compara à HQ’s adultas do personagem.

Criado por Alan Moore, Constantine teve sua primeira aparição em O Monstro do Pântano, ganhando sua HQ solo, intitulada Hellblazer, apenas em 1988, com roteiro de Jamie Delano e arte de John Ridway. São essas produções que estão sendo relançadas em versão encadernada pela Vertigo, começando por em John Constantine- Hellblazer – Origens Vol. 1- Pecados Originais, que reúne as edições 1 a 6 da saga.

A primeira coisa que chama atenção é a ambientação dos quadrinhos. Com a trama geral sendo focada em pecados, usando possessões, fantasmas e forças malignas, o mundo precisa ser retratado de uma maneira bem suja e é exatamente isso que as páginas deixam transparecer. Os desenhos de Ridgway fazem um incrível trabalho nessa representação, não poupando o leitor de insetos cobrindo pessoas, muito sangue e vísceras que de fato deixam tudo mais assombrado.

Resenha: John Constantine, Hellblazer – Origens Vol. 1- Pecados Originais 1
John Constantine, Hellblazer | Imagem: Vertigo

E é a essa ilustração de um mundo imundo, em conjunto com o texto fluído e detalhado de Delano que podemos atribuir o sucesso de Constantine. Nessas primeiras seis edições, é introduzida uma trama que não só dita o tom dessa e das futuras obras, como abre um leque de oportunidades para as continuações, deixando a curiosidade no leitor para ver o desfecho dessa história.

Há muitas referências políticas e sociais e um contexto histórico que enriquecem o roteiro e ajudam a tornar mais coerente. É interessante e reflexivo ver a união de seres sobrenaturais e elementos comuns- como tentar faturar na bolsa de valores- dá um toque muito realista à obra.

Resenha: John Constantine, Hellblazer – Origens Vol. 1- Pecados Originais 2
John Constantine, Hellblazer | Imagem: Vertigo

John Constantine é um personagem carismático, que conquista por contrastar esse carisma com seu jeito desbocado e relaxado. Em vários momentos ele é obrigado a tomar atitudes que o tornam pior que seus inimigos, e essa é mais uma graça filosófica dele, onde acaba se tornando um monstro para salvar o mundo.

Hellblazer surpreende por se mostrar muito mais do que um simples terror, com muitas questões interessantes que permitem ao leitor refletir sobre elas, é sim um ótimo terror, mas também com muito conteúdo e um protagonista sensacional.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-john-constantine-hellblazer-origens-vol-1-pecados-originaisAcertando no roteiro e no visual e protagonizada por um personagem sensacional, a HQ é uma ótima pedida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui