Resenha: Justiça a Qualquer Preço – John Grisham

0
4044

 

John Grisham é um autor que muitas vezes dificulta a leitura. Por ser um escritor que mergulha no universo do direito, ainda mais por ser advogado, seus livros são recheados de termos técnicos e avaliações da lei, que até os mais entendidos neste tipo de leitura, podem se perder.

O escritor é o responsável por sucessos que chegaram aos cinemas como A Firma (que virou filme com Tom Cruise), O Dossiê Pelicano (outra adaptação com Denzel Washington e Julia Roberts), O Negociador, entre tantos outros.

John Grisham gosta de nos presentear com as nuances do mundo judiciário e mostrar de maneira sútil – às vezes nem tanto -, como uma vírgula ou o ponto de vista podem modificar a defesa.

Justiça a Qualquer Preço, nos EUA The Rooster Bar, lançado em 2017 e que chegou agora em 2018 pela Editora Arqueiro, sofreu um pouco com a mudança do título. Mas muito por falta das pessoas não entenderem o contexto do título.

E títulos, como nos EUA precisam ter algo a ver com o contexto. O Bar Rooster (Bar Galo), não é algo chamativo, por mais que o citado bar seja o principal da trama. Seja como for, Justiça a Qualquer Preço é algo que a editora brinca, principalmente ao lermos a sinopse e percebermos que:

  • Justiça (curso), que tem um valor altíssimo e que os alunos são obrigados a fazer um empréstimo estudantil que talvez nunca consigam quitar;
  • Justiça pois é o que buscam para acabar definitivamente com este conglomerado de poderosos que não se importam com as leis, e se não se importam, o trio da história irá fazer eles pagarem A Qualquer Preço.

Este livro pode não ser um dos melhores do autor, para aqueles que estão acostumados com histórias que envolvem advogados já formados e com regras consolidadas, como A Firma ou A Confraria.

Nesta história somos os amadores como os personagens da história, que nada sabem sobre o universo de Direito. Vamos pouco a pouco entendendo, assim como os alunos recém saídos do Ensino Médio, o que é escolher um curso e o seu Preço.

Durante anos somos incentivados a fazer as melhores faculdades, para termos os melhores empregos e vivermos bem perante a sociedade. Só que ninguém nos ensina que para isto tudo, existe um valor. E que ele deve ser pago “a qualquer preço”, pois as instituições de ensino não se importam como você irá conseguir o dinheiro. E muito menos se você está aprendendo. Para estas instituições o que importa, é que fique preso a elas.

Não levo este livro como uma história mediana, pois nenhuma obra pode ser caracterizada desta maneira. O que existe é uma história voltada para certas pessoas. E já estava mais do que na hora de termos um drama que cutuque o sistema de ensino superior.

Principalmente por ser algo que não se restringe apenas aos EUA, mas também ao Brasil, onde para se conseguir entrar na Faculdade o mais importante não é o ENEM e sim como bancar seus estudos. E se for da faculdade de Direito, ainda ter que passar na OAB, que todos já conhecem tão bem seus altos índices de reprovação.

Justiça a Qualquer Preço é um ótimo livro cheio de críticas sociais, questionar lealdade, ética e nossos valores do que é certo ou errado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui