Resumo

Livro da Noite é sem dúvida uma ótima estreia no gênero de fantasia adulta de Holly Black, com temas atuais, uma crítica social bem pontuada e personagens fascinantes.

Resenha | Livro da Noite (Vol.1) – Holly Black

O nome da autora Holly Black não é desconhecido para o público de fantasia. Com obras famosas como Boneca de Ossos, O Príncipe Cruel, Tithe ou a saga Magisterium ao lado de Cassandra Clare, a autora é um verdadeiro fenômeno em criar universos com seres mais do que fantásticos.

Agora Holly Black criou o seu primeiro livro de fantasia adulta, Livro da Noite, lançado no Brasil pelo Grupo Record. Em Livro da Noite, conheça a golpista Charlie Hall e o insólito mundo das sombras. Charlie Hall nunca encontrou um cadeado que não pudesse abrir, um livro que não pudesse roubar ou uma decisão ruim que não fosse tomar.

Leia também: Resenha | Tithe – Holly Black

Tendo passado metade da vida trabalhando para sombristas, pessoas com magia para manipular sombras a fazerem o que quisessem – espiar quartos trancados, estrangular pessoas em suas camas ou coisa ainda pior -, ela aprendeu como se tornar a ladra perfeita.

Os sombristas guardam muito bem seus mistérios, gerando um mercado clandestino de artefatos e segredos. E para conseguir o que querem, eles precisam de Charlie Hall, ou melhor, de suas habilidades. Mas além de saber que é melhor não se envolver muito com o mundo das sombras, ela agora é uma nova mulher. E nesta versão é apenas uma bartender tentando pagar as contas no fim do mês.

Porém, se livrar da própria história não é assim tão fácil. E quando uma figura terrível de seu passado retorna, Charlie se vê em um turbilhão de assassinatos e mentiras. Seu futuro parece, na melhor das hipóteses, incerto, e, na pior, inexistente. E se quiser sobreviver, precisará enfrentar até mesmo as pessoas que mais ama no mundo – todos tentando roubar um segredo que lhes dará um poder vasto e terrível.

Leia também: Resenha | A Filha do Guardião do Fogo – Angeline Boulley

Todos os livros anteriores de Holly Black, parecem ter convergido a Livro da Noite. Para aqueles que já seguem a autora faz um bom tempo, perceberão seu estilo único de lidar com personagens femininas e tramas que envolvem a fantasia com o mundo real. Só que desta vez, o enredo é mais adulto, com pessoas, como Charlie, que devem lidar com emprego, pagar as contas, família e seu passado.

E junto disso tudo, ela ainda terá que lidar com toda a aventura que envolve esta história, que tem um estilo não único, mas interessante com sombras. O mistério que envolve este estilo de trama, ou seja sombras, não é algo novo, pois já foi visto em diversas outras histórias de suspense, terror e até mesmo infantis.

Só quem em Livro da Noite, as sombras são apenas mais um elemento para compor a história, pois a personagem principal deve enfrentar muito mais do que sombristas e sua peculariedades de roubar sombras ou fazer algo “artístico” com elas. Charlie deve praticamente enfrentar a si mesma, seus medos e anseios, e principalmente se autosabotar a todo instante quando algo está para dar certo.

Estas são as partes mais interessantes da personagem, pois ela é a mais próxima da vida real que Holly Black já trouxe em seus livros. Charlie teve sérios problemas em sua infância e adolescencia e agora na vida adulta estes traumas continuam a seguindo. Eles não voltaram, continuaram e moldaram quem ela é.

E isto fica claro em cada linha de pensamento de Charlie com o leitor. É difícil não ter empatia por essa personagem e curiosiade pelos que estão a sua volta. A história também é muito boa, com um ótimo mistério e um final que deixa o leitor completamente ansioso pelo segundo volume.

Livro da Noite é sem dúvida uma ótima estreia no gênero de fantasia adulta de Holly Black, com temas atuais, uma crítica social bem pontuada e personagens fascinantes. Dificilmente o leitor irá querer parar de ler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Livro da Noite é sem dúvida uma ótima estreia no gênero de fantasia adulta de Holly Black, com temas atuais, uma crítica social bem pontuada e personagens fascinantes.Resenha | Livro da Noite (Vol.1) - Holly Black
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave