Resenha: A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma- Douglas Adams

0
11986

 

A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma é o segundo volume da série Dirk Gently, escrito por Douglas Adams. O detetive foi apresentado no primeiro volume, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

Para ser bem sincera, iniciei essa leitura sem muita empolgação. Adoro a narrativa e o humor afiado de Douglas Adams, mas em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently achei que o autor extrapolou um pouco nos elementos “sem noção” e a obra se tornou um pouco confusa, por isso tive medo de o mesmo acontecer com a A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma.

  • Veja a resenha do primeiro volume clicando aqui.

Felizmente, isso não aconteceu e esse volume acabou sendo muito melhor que seu antecessor. Aqui, Adams se focou muito mais em uma investigação simples, sem o uso de muitos fatos paralelos que tanto atrapalharam o outro livro, colocando apenas alguns fatores sobrenaturais muito bem explicados.

Dessa vez, o caso de Dirk é mais sombrio, seu cliente é brutalmente assassinado no primeiro dia, com uma descrição digna de filme de terror. Tudo indica que o motivo é algum tipo de pacto, mas algo nas evidencias não faz sentido. Paralelamente, conhecemos Kate Schechter, que presencia um estranho ataque no aeroporto e resolve tentar descobrir o que realmente aconteceu. Eventualmente, o caminho de Kate e Dirk se cruzam.

Douglas Adams abordou um assunto novo nessa obra: Mitologia. Não vou me aprofundar no assunto para não dar nenhum spoiler, porém posso dizer que o autor usou bastante de religião e mitologia na construção desse mistério e foi isso que deixou A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma maravilhoso, como é um assunto mais conhecido pelo público, ficou viável e direto, bem diferente das outras histórias malucas de Adams.

Acredito que a narrativa de Douglas Adams já seja conhecida e por isso não preciso ressaltar como o autor é bom em unir vários detalhes em uma grande trama, sem deixar de colocar seu humor inglês em todos os momentos.

Dirk Gently é um detetive divertidíssimo e carismático, da sua maneira, claro. Essa série acaba ficando ótima por conta do protagonista, portanto A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma é um livro que vale a penas conferir. Mesmo esse sendo melhor que o antecessor e com uma história isolada é aconselhável ler Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui