Resenha: Louco- Fuga

44
21749

 

Aqui no Brasil é muito raro encontrar alguém que não seja fã da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza. Não são poucas as pessoas que conheceram as histórias em quadrinho através dessa turminha que conquistou muitos corações e, mesmo já adultos, ainda amam ver nossas aventuras derivadas dessa turma. É para nós, eternos fãs da Turma da Mônica, que foi criada o selo Graphic MSP.

Acredito que todos conheçam esse selo, que tem como objetivo contar histórias com os personagens criados por Mauricio de Souza, criadas por diversos artistas. Astronauta, Bidu, Piteco e a Turma da Mata são alguns dos personagens que ganharam sua edição da Graphic MSP. A última lançada em 2015 foi em homenagem ao Louco, um dos personagens mais engraçados e cativantes das histórias originais.

O Louco, que foi criado pelo irmão de Mauricio, Marcio Araujo, é um personagem icônico.  Rogério Coelho sentiu que o personagem precisava de uma obra só sua, um pouco aprofundada em sua origem, e assim, com a ajuda do texto de Alexandre Inagaki, resolveu criar Louco- Fuga.

louco-fuga

Na trama de Fuga, somos apresentados a um Louco um pouco diferente, o contador de histórias, que narra a aventura inteira pelo seu ponto de vista nonsense, enquanto “foge” por diferentes histórias em busca de um pássaro amarelo, o qual precisa libertar.

Entre várias referências das histórias antigas, conhecemos mais sobre seu passado e acabamos descobrindo que o Louco não é de fato maluco, e sim um sonhador sem limites. Cheio de enigmas, como tudo que envolve o Louco tem que ser, Fuga é uma linda reflexão da mente do personagem, que enfeita tudo de uma maneira tão simples, que acaba se tornando plausível.

louco-fuga

E é exatamente por causa dessa reflexão que ouso dizer que Fuga é a melhor MSP já lançada. O modo como ele cria as histórias em sua mente lembra uma criança em seus devaneios, como um jeito de deixar a realidade mais bonita. Podemos ver um significado por trás de tudo que a narrativa nos apresenta, posso citar o pássaro que ele tanto procura como exemplo, ele é claramente a representação da imaginação que precisa voar livremente.

Junte esses elementos citados acima a um desenho incrível e tenha como resultado uma MSP maravilhosa e muito, muito linda. O desenho que remete à bonecos de madeira deixa a obra muito sutil, e muito mais maluca.  Tanto no enredo como nos traços, Fuga impressiona aos olhos, com uma reflexão tão bonita que dá a vontade de reler algumas vezes, só para garantir que pegou todas as referências.

louco-fuga-rogerio-coelho

Fuga é, acima de tudo, uma homenagem ao Mauricio e sua criação. É impossível não dar um largo sorriso no final da história, e até mesmo se emocionar. Tenho certeza que outras pessoas terão interpretações diferentes da minha sobre o ensinamento de Fuga, mas para mim, deixa a mensagem de que devemos deixar nossa imaginação voar mais vezes para embelezar nossa realidade às vezes tão difícil.

Veja os títulos lançados pela Graphic MSP:

(2012-2013):
Astronauta – Magnetar, por Danilo Beyruth e Cris Peter
Turma da Mônica – Laços, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Chico Bento – Pavor Espaciar, por Gustavo Duarte
Piteco – Ingá, por Shiko
(2014-2015):
Bidu – Caminhos, por Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho
Astronauta – Singularidade, por Danilo Beyruth e Cris Peter (Sequência de Magnetar)
Penadinho – Vida, por Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Turma da Mônica – Lições, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (Sequência de Laços)
Turma da Mata – Muralha, por Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita
Louco – Fuga, por Rogério Coelho.

44 COMENTÁRIOS

  1. Amo o Louco.

    Acredito que é um personagem incompreendido da turma da mônica.

    Que linda essa Graphic, fiquei encantada e super curiosa para ler mais.

    Belíssimo trabalho. Adorei a dica.

    Beijinhos

    Rizia – Livroterapias

  2. Olá,

    Nossa quem nunca leu essa turminha, adorava ver o louco nas historinhas do cebolinha, a interação entre os dois era hilária, mas confesso que tinha um pouco de medo dele XD, esse projeto MSP está lindo demais, tem umas que quero muito conhecer como o Bidu *_* agora tenho mais uma para ler, aiai

    Beijos

    http://www.poyozodance.blogspot.com.br

  3. Oie. Achei bem massa os quadrinhos! AS ilustrações também são lindas! Vou ver se consigo um tempo para dar uma olhada em louco-fuga!

    Beijos

    Blog Relicário de Papel

    relicariodepapel.wordpress.com

  4. Olha eu lia muito turma da mônica e me lembro dele por lá

    Mas eu não tinha visto esse quadrinho ainda e sinceramente tenho

    que confessar que adorei tudo que você falou sobre ele. Me parece ser bastante divertido, sem contar que as illustrações estão lindas. Kara, esse cara é bem engraçado mesmo, porque já vi nesses ultimos filmes que foram lançados da turma da monica e ele é hilário. Espero poder conhecer.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

  5. Confesso que eu não conhecia nada disso, acho que eu andei vivendo em um universo paralelo k Mas achei bem interessante isso das histórias para os eternos fãs da turma da Monica, os desenhos também são muito bonitos e foi o que mais me chamou atenção, nunca vi pessoalmente, mas vou procurar para conferir e ver se adquiro <3
    Beijos
    – Bruna
    http://www.brookebells.com

  6. Oiii!

    Gente, tenho amigos que estão colecionando os livros da Graphic e eu acho muito legal. De todos eu conhecia o do Bidu que eu achei muito legal o enredo que ele criou para o personagem e concordo. Todas essas obras são grandes homenagens ao autor que é sensacional!

    Beijinhos

  7. Olá!!!
    Sou fã do Maurício de Souza e de suas criações. Na Bienal do Rio do ano passado ele passou do meu lado e foi emocionando vê-lo tão próximo. Não conhecia esta história e já está na minha lista para ler; pois achei interessante, linda e de muita criatividade de faz a imaginação viajar. A resenha está linda e de muito bom gosto, parabéns.

    Carla Fernanda
    Beijos

  8. Eu adoro essa série da MSP, tenho todos e amo muito cada um deles. Os meus preferidos são o Laços e Lições. O Louco eu comprei esses dias e ainda não li, então não sei dizer ainda o que achei. Mas acredito que irei gostar, sou fã de tudo que eles fazem.

    ;D
    Profissão: Leitora

  9. ie,

    Maurício de Souza é um amor e Turma da Mônica então . Ahh eu amei esse quadrinho lembro louco do personagem, mas com o passar da resenha me recordo um pouco dele a ilustração da obra é a coisa mais linda que eu já vi e me remete muito a infância.

    Bjs
    Mayla

  10. Oi Taranis,
    eu adoro a turma da mônica, mas assumo que o Louco nunca foi um dos personagens que mais me chamasse a arenção, fiquei curiosa demais em relação a essa história dele devido a sua resenha, adorei as ilustrações que você usou elas conseguem aumentar mais ainda a nossa vontade de se envolver com essa história.
    Beijos

  11. Ah os quradrinhos do Mauricio <3 ,tenho uma verdadeira peixão pela turma da monica aprendi a ler com eles rsrs , quanto ao louco tentarei adiquiri-lo para presentear minha irmã mais nova, acredito que ela iria adora-lo e eu tambem
    Anotarei a dica
    Beijos

  12. Oii, tudo bem?
    Eu não fui e nem sou muito de ler quadrinhos, mas não tem como nunca ter lido nada do grande Mauricio, o cara é uma gênio rsrs. Eu adorei essa homenagem a ele, tenho certeza que a historia é incrivel!

  13. Oi, tudo bem? UAU! Que coisa mais linda é essa. Não sabia da publicação, mas fiquei super interessada. As fotos que você separou dar para perceber o trabalho lindo.
    Vou procurar para comprar pra mim e também para meu primo, que é apaixonado. Obrigada pela dica.

    Beijos
    Leitora Sempre

  14. Acho que só conhecia a Graphic do Bidu da lista que você deixou no final… então claro que não tinha a menor ideia de que tinha sido criado um selo desses! Adorei! Mesmo que não seja muito meu tipo de leitura, achei o máximo se preocuparem em atender os fãs de Turma da Mônica que já cresceram de alguma forma. Adorei o traço , o desenho é realmente incrível! E gostei da sua interpretação da mensagem, precisamos mesmo deixar nossa imaginação voar às vezes para encarar a realidade!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

  15. Oie,

    Eu sou louca nessas graphics da Turma da Mônica. Sou louca para ler todos e as ilustrações estão incríveis. Um dos meus personagens favoritos era sim o Louco e fiquei muito feliz com sua resenha, porque eu ainda não tinha visto esse livro. Gostei dessa visão diferente do personagem, que em vez de louco ele é considerado um contador de histórias. Quero muito ler para conhecer ele melhor, conhecer seu passado e como você, me apaixonar.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

  16. Nossa, amei! Me identifiquei muito com a história desse Louco, sabe, sua imaginação é algo parecida com a minha, nem tanto, né? Mas um pouco e gostei muito dos traços, com certeza eu quero! E não conhecia esse sela, talve por não acompanhar muito, mas adorei saber de sua existência!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

  17. Olá, ótimo post! Ainda não conhecia esse personagem, mas pelo que vi em sua resenha, a trama parece bem interessante e quase poética, acho que gostaria de lê-la, e os desenhos, o visual, também é muito bonito.

  18. Oi, tudo bom?
    Essa postagem foi incrível, sério! Saudades em ler Turma da Mônica, e ainda tenho uns HQS deles aqui, inclusive uma só com as histórias do louco e se lembra daquele DVD deles? UAHAUHAUAHAU, eu não sabia que tinha lançado este livro e fiquei super interessado, adorei os traços, e essa citação na última imagem que tu colocou foi incrível, amei! <3
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

  19. Olá!
    Não gosto de histórias em quadrinhos, mas adorava devorar a turma da mônica, inclusive a jovem, Mauricio de Souza tem o talento e sabe o que é bom, tanto que fiquei com vontade de ler essa, principalmente por ele passar por outras histórias (adoro referencias!), estou me sentindo uma criança aqui de novo haha.
    Beijos.

  20. De todos os títulos lançados por esse selo o que eu mais quero ler é o do Bidu. Em um determinado momento, achei que só ele estaria na minha lista… Grande engano!
    Nunca fui muito fã do Louco nos quadrinhos, mas ler sua resenha me deixou curiosa e querendo conhecer esse trabalho. Isso aconteceu quando li a resenha de Astronauta também… Se os dois personagens que eu não curtia muito já me ganharam só com resenhas, imagina os outros? É para desejar ter a coleção completa *-*
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

  21. Olá,
    Eu já tinha ouvido falar deste livro e lógico gosto muito do Louco, mas eu achei o traço meio feinho… não sei, talvez a história compense o lado do traço. Quem sabe mais pra frente.

  22. Oi Taranis!

    Sempre amei Turma da Monica e comprei alguns livros dessa nova coleção de Grafic Novel da MSP ano passado. Nunca fui muito fã do Louco nas revistinhas em quadrinhos, mas as ilustrações deste livro estão tão lindas que me deixou apaixonada. Ainda não comprei esse mas espero comprar e ler em muito breve.

    Beijos

    Carol

    http://www.sobrevicioselivros.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui