Resenha: Mais do que Isso- Patrick Ness

0
4787

 

Existem autores que são marcados pela sua capacidade de sair do comum e surpreender. Patrick Ness está entre eles, com algumas obras de peso em seu currículo – a mais recente sendo o sucesso Sete Minutos Depois da Meia-Noite, do qual ele finalizou- o autor é do tipo que você compra o livro só por ter seu nome na capa, sabendo que pode aguardar algumas boas surpresas.

Mais do que Isso é um caso desses, onde o leitor não tem praticamente nenhuma informação sobre do que se trata a trama, mas ao decorrer dos acontecimentos é levado por uma junção de informações que se transformam em uma complexa  e interessante história.

Feita em terceira pessoa, a narrativa é focada em Seth, um adolescente que acabou de morrer afogado. Sim, as páginas iniciais mostram a sufocante morte do garoto, para então mostrar quando ele inexplicavelmente acorda em sua antiga casa. Não há mais ninguém na cidade onde Seth acorda, o que o leva a imaginar que está em algum tipo de purgatório ou até mesmo o inferno. As respostas são dadas para o leitor conforme o próprio protagonista descobre o que está acontecendo com ele.

“Aqui está o garoto, afogando-se. Nestes últimos momentos, não é a água que o está derrotando; é o frio. Sugou-lhe toda a energia do corpo e lhe contraiu os músculos até uma dolorosa inutilidade, independentemente do quanto ele luta para se manter na superfície. Ele é forte e jovem, quase dezessete anos, mas as ondas gélidas continuam chegando,cada uma aparentemente maior do que a última.”

Dividido em quatro partes, o livro mescla o presente com o passando, inserindo aos poucos as informações da vida de Seth e como ele morreu, enquanto investiga a atual e estranha situação do personagem. A princípio tudo parece muito maluco, voltado para o sobrenatural, mas a trama se desenvolve muito bem e acaba se transformando em algo totalmente diferente, com um enorme fundo de reflexão.

Patrick Ness consegue amarrar bem os fatos, não deixando pontas soltas e explorando de uma maneira completamente original questões pessoais que afligem muitos jovens- e algumas mais profundas que podem atingir pessoas de qualquer idade. O autor trata de amizade, preferências sexuais, perdas e relações familiares de uma maneira sutil e impressionante, surtindo um efeito certeiro no leitor.

Mais do que Isso é uma obra surpreendente, que começa com um simples fato e evoluí para algo profundo e interessante. É o tipo de trama que não há como descrever, apenas lendo para sentir o efeito e se deliciar com a perfeita junção de fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui