Resenha: Noite Sobre as Águas- Ken Follett

0
13842

 

Ken Follett é um escritor de suspense bastante conhecido. Seu currículo conta com várias obras maravilhosas, como a Trilogia O Século. Noite Sobre as Águas é um thriller bem mais simples do que estamos acostumados a ver do autor, mas ainda assim é um bom livro.

Situado no começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Noite Sobre as Águas mostra a vida dos tripulantes do Clipper, um enorme hidroavião luxuoso que promete cruzar o atlântico em “apenas” 27 horas. Para a época, é algo incrivelmente moderno.  Durante a viagem, conhecemos mais da vida pessoal de cada um e seus dilemas atuais. Entretanto, há um problema maior, uma das pessoas a bordo está sendo manipulado por gangsteres para prejudicar o voo.

Um grande diferencial de Follett é unir várias histórias individuais em um só evento. Esse diferencial foi um ponto positivo e negativo aqui. Foi o “algo a mais” dessa obra, porém, deixou os capítulos dedicados às explicações do motivo de cada personagem embarcar no Clipper um pouco lentos, a leitura demora um pouco para pegar o ritmo com tantas linhas do tempo mostradas juntas.

Depois de um tempo a narrativa acostuma, e nos apegamos aos personagens de tal maneira que ficamos tão interessados em saber se resolverão suas questões pessoais quanto o mistério proposto. A guerra e algumas questões consideradas comuns em 1939- que agora parecem absurdas- ajudam muito nesse quesito. Follett é muito bom em se aprofundar tanto na parte histórica quanto sentimental da obra, por isso, podemos até mesmo aprender algo aqui.

A parte do suspense é muito bem colocada, durante toda a leitura ficamos cada vez mais nervosos para ver a solução da questão do passageiro problemático. Essa solução foi estrategicamente colocada bem no final do livro, aguçando ainda mais nossa curiosidade.

Em suma, Noite Sobre as Águas é uma boa obra, mas não a melhor do autor. É simples e satisfatória. Para quem quer ver uma boa trama, com reviravoltas apenas no final, essa é a pedida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui