Resenha | Nove Desconhecidos- Liane Moriarty

0
4327

Famosa pelo sucesso Big Little Lies, Liane Moriarty lança mais um livro sobre o intimo do ser humano, que também virou uma série televisiva.

Em Nove Desconhecidos, a autora coloca nove pessoas em um famoso – e caro- retiro chamado Tranquillum House, para um transformação total. A trama explora a psique e as questões internas que levaram cada individuo a precisar dessa cura que a dona do local, Masha, promete. Mas, dentro de todas essas questões psicológicas levantadas, todos os personagens, que incluem os ajudantes de Masha, Yao e Delilah, ganham destaque na exploração de seus passados.

Veja também: Comparativo Livros vs Série | Big Little Lies

A premissa envolve o mistério das práticas questionáveis de Masha em seu estabelecimento, que parecem muito extremas, mas aparentemente funcionam. Entretanto, o verdadeiro ouro dessa obra está nos detalhes dos problemas abordados pela autora, que envolvem situalções muito delicadas, como uma família sofrendo com o suícidio do filho, até situações muito mais atuais e pouco abordadas, como vícios em tratamentos estéticos e superação de golpes online.

Com personagens muito bem construidos, Nove Desconhecidos é atrativo e cativante, principalmente pela facilidade de identificação com eles. Frances é uma escritora de meia idade que está na menopausa, com risco de se tornar obsoleta em sua carreira e acabou de sofrer um golpe amoroso na internet que levou boa parte de seu dinheiro. Carmel é uma mãe de quatro meninas que foi trocada pelo marido e agora possui uma enorme insegurança com seu corpo, se achando muito gorda e com a crença de que seu marido a deixou porque ela não se cuidava. Tony é um ex-jogador que se tornou alcoólatra após perder a carreira depois de ter seu joelho destruido.

Ben e Jessica estão no retiro para resgatar seu casamento, que foi destruido depois de conseguirem muito dinheiro e Jessica investir em inúmeros tratamentos estéticos que fizeram com que se tonasse uma estranha para ao marido. Lars é um homosexual que ama seu companheiro e tem constume de ir à retiros anualmente, mas ultimamente está tendo problemas por não querer um filho quando o companheiro quer muito um. Por fim, os mais interessantes de todos, a família Marconi. Estão ali para tentar passar um dia sem se lembrar da morte de Zac, filho de Heather e Napoleon e irmão gêmeo de Zoe.

Veja também: Tudo Sobre | Nine Perfect Strangers

A conhecida escrita de Liane se aprofunda nos pequenos acontecimentos que levam cada personagem ao limite que está atualmente, ressaltando o quanto eles mesmos se colocaram nessas situações, enquanto questiona as práticas de Masha e seu duvidoso comportamento. O suspense da obra gira em torno da emigrante russa e sua obsessão e técnicas utilizadas que parecem muito nocivas, mas o grande trunfo fica nas análises minuciosas das questões psicológicas expostas.

Nove Desconhecidos é uma rica obra que prende o leitor desde o ínicio. Talvez por se manter muito intismista em relação aos individuos apresentados por um longo período, que se torna fascinante para quem está lendo, quando chega perto do desfecho pode parecer um tanto destoante, com acontecimentos apressados e uma resolução rápida, mas não chega a deixar a desejar, pois entrega exatamente aquilo que estava prometendo e sem deixar nenhuma ponta solta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui