terça-feira, 29, setembro, 2020

Resenha | O Bisturi de Ouro- Chaiene Santos

O Bisturi de Ouro nos conta a vida de Eduardo, um garoto de uma família simples e bem restrita financeiramente que resolve perseguir seu sonho de se tornar médico.

Quando eu digo que nos conta a história, entenda ao pé da letra. O livro começa com Eduardo criança e seguimos seus passos até, praticamente, o fim da sua vida, enquanto somos apresentados aos seus desafios, obstáculos,falsas amizades, romances e um crime a ser desvendado.

Dois fatos me desagradaram nessa obra. O primeiro, e mais fatal, foi a narrativa. O Bisturi de Ouro é praticamente uma dissertação, o que torna a leitura lenta e até um pouco cansativa. Contar detalhadamente o caminho que um rapaz percorreu para ser médico também não ajudou muito a dinâmica da leitura.

“ Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.”

O segundo fato é o famoso spoiler na sinopse. Veja a sinopse oficial: “Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.”

Como já disse, o foco da narrativa é a saga de Eduardo para se tornar médico, logo, ficamos até quase o fim do livro vendo essa batalha, que já sabemos exatamente como será e qual será o desfecho, pois está na sinopse.

Claro que temos também pontos positivos. Eduardo é o verdadeiro garoto de ouro, é bonito e até mesmo estimulante ver sua dedicação, conseguindo seu objetivo de terminar a faculdade que tem os custos mais elevados, mesmo sendo um garoto de família pobre, que mal conseguia se sustentar. A lição de moral ( não só de Eduardo, mas também de sua família que o apóia em sua complicada decisão) exposta  merece muitos créditos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave