quarta-feira, 8, julho, 2020

Resumo

Stephen King consegue apelar apenas para o psicológico e consequentemente, fazer o melhor tipo de terror que existe.

Resenha | O Iluminado- Stephen King

O Iluminado é um dos melhores suspenses do mestre Stephen King.

Uma das obras mais conhecida de Stephen King é O Iluminado, escrito em 1977, já foi adaptado por Stanley Kubrick e por isso seu enredo é atual até hoje.

A história gira em torno de Danny, um garoto Iluminado (que tem habilidades mentais telepáticas) de 5 anos e sua família, a mãe Wendy e seu pai Jack. Jack é um escritor que está tentando reconstruir sua vida e acaba aceitando o trabalho de zelador em um hotel afastado, para ficar tomando conta dele enquanto está fechado por causa da neve. Jack e sua família  ficarão  meses isolados do mundo nesse hotel.

Até aí, nada de grave, certo? Bom, o primeiro problema deles é o isolamento, meses sem ter absolutamente nada para fazer, sem poder sair é algo psicologicamente complicado. O Segundo problema está no medo que todos tem da história do antigo zelador do hotel, que pirou e matou sua filha e esposa a machadadas. E o terceiro está nos avisos Tony, “amigo imaginário” de Danny, que mostra coisas estranhas no quarto 237 e a palavra “REDRUM’, que aterroriza Danny.

Tudo estava indo o mais normal possível até as visões de Danny piorarem e seu pai, que quando era alcoólatra tinha surtos nevosos, chegando ao ponto de quebrar o braço de Danny, começar a mostrar sintomas de seu antigo comportamento nervoso. Então começa uma tensa perseguição de Jack à sua família.

O grande destaque de O Iluminado, como a grande maioria das obras de Stephen King, é o terror psicológico. Boa parte dele se passa com os pensamentos de Danny, transmitindo para o leitor o desespero e medo de uma criança de 5 anos no meio de tudo aquilo.

O fatores sobrenaturais na história são visíveis, porém sutis. Nada muito longe do “possível imaginário”, o que ajuda bastante na qualidade. É um maravilhoso suspense, daqueles que te deixa dias após o término da leitura, pensando nele.

O Iluminado teve seu  título inspirado em uma música de John Lennon chamada “Instant Karma!“, que contém a frase “We all shine on (o título original é ‘The Shining’).

16 COMENTÁRIOS

  1. Eu preciso MUITO ler esse livro! Dois amigos meus já me falaram muito bem dele, me disseram principalmente que a mãe, no livro, tem um papel muito mais importante que no filme do Kubrick. Olha, eu amo o Kubrick e tudo o que ele faz, mas tenho muita aversão pelo papel da atriz! Transformaram a personagem numa bobona! Hahahah

    Gostei muito da sua resenha. Esse livro já estava na minha lista, e você me deixou com ainda mais vontade de lê-lo!
    Beijo grande,
    Mona

  2. Oi tudo bem
    Eu lembro do dia que eu vi um episódio da série Friends em que o Joe estava lendo esse livro, foi muito engraçado. Já vi o filme e confesso que não gostei muito. O livro eu não tento, pois já li livros do autor e não consegui me identificar com a narrativa dele que é muito detalhista, chega a ser cansativa. Mas parece ser uma ótima dica para quem é fa do autor. Gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  3. Oiii
    Eu só assisti o filme deste livro e me deixou aterrorizada. A única obra que li dele foi O Justiceiro que me deixou meio traumatizada kkkkkkkkkkkkk fiquei uma semana sem assistir desenhos.
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

  4. Olá!
    Adoro um bom terror psicológico, mas ainda nao li nada do autor, acredita? até do filho dele, Joe Hill, li alguma alguma coisa, mas do mestre King: nada ainda. O iluminado me parece uma ótima porta de entrada, então pretendo começar por ele. Adorei sua resenha, ficou ótima! 🙂
    Beijos,
    Gaby

  5. Oi
    Estou com esse livro na estante desde o final do ano passado e ainda nao tive coragem de ler devido ao medo mesmo. Mas tenho um curiosidade em conhecer a narrativa do King. Espero ler logo.

    Beijo
    Lovesbooksandcupcakea.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave