Gosto muito das obras de Rick Riordan, sua narrativa é muito agradável de ler, sempre com uma interação com o personagem. As Provações de Apolo, nova saga do autor, segue essa linha, é escrito como se Apolo falasse com você.
Nesse primeiro volume, O Oráculo Oculto, Apolo (agora com o nome de Lester Papadopulos) é expulso do Olimpo e exilado para a Terra como um adolescente mortal de 16 anos (um pouco medroso, bem diferente do arrogante deus). Ele ainda é bonito, com olhos azuis, mas para desespero de Apolo, tem espinhas, coisa que nunca teve. Não é o esplendor de beleza que costumava ser. Sente falta de sua carruagem do Sol, seu arco e suas flechas.
Seu desespero aumenta quando ele descobre que vai ter que ficar sob o comando de Meg, uma menina maluquinha que ele encontra no lixão aonde ele caiu, que, segundo ele, está vestida de semáforo – tênis vermelho, meia-calça amarela e um vestido verde. Explicando melhor o por que de Apolo ter que servir Meg, é para cumprir sua penitência e tentar voltar ao Olimpo como um deus. Para isso, terá que obedecer às ordens de um semideus(a). Como já é sua terceira expulsão, ele sabe como funciona.
Quando a serpente Píton, que ele já derrotou no passado, toma o Oráculo de Delfos, Rachel Dare, a sacerdotisa, não consegue fazer mais previsões. As comunicações não funcionam, os pergaminhos voadores, as mensagens de Íris (deusa do arco-iris) e nem o Expresso Hermes. Assim como nos livros de Percy Jackson, eles não podem usar os celulares, pois atraem os monstros.
A ideia de mesclar tudo isso, esses meios de comunicações para os semideuses e os deuses usarem as redes sociais, é muito criativa e divertida. É hilário ver um deus usando o twitter e postando no snapchat.
Por fim, acabam indo se refugiar no acampamento de semideuses, onde está Quirón. E é aí que começam as maiores confusões e sua luta para sobreviver como mortal, e o início de um comportamento mais humano para esse deus arrogante.
“Apolo, o modelo masculino de romance, reduzido à um garoto atrapalhado e inexperiente”
Como Apolo é o deus da música, da cura, da poesia, da doença, da beleza, e da adivinhação (ele comandava os oráculos), conforme ele vai narrando seus relatos ele interage com os astros. Riordan aproveitou para fazer algumas graça, por exemplo, Apolo provocou a separação de Paul McCartney e John Lennon, cantou com Village People o Y.M.C.A (vestido como operário), etc.
É muito interessante como Rick Riordan consegue agregar todos esses fatos dentro da narrativa. Dá para avaliar o quanto ele pesquisou da mitologia e da própria história conforme os acontecimentos vão se desenvolvendo. Inclusive, nesse livro tem um personagem semideus brasileiro, o Paulo, que entrega à Apolo um lenço mágico com as cores da bandeira do Brasil. Tem também a participação especial de Percy Jackson.
Acho que o autor se superou nessa obra, está ainda melhor que os livros de Percy Jackson e os Olimpianos, uma leitura muito agradável e que deixa um gostinho de quero-mais. Vamos aguardar ansiosamente o segundo livro.
Já tinha visto uma outra resenha deste livro é confesso que mesmo não curtindo muito Perry Jackson fiquei com vontade de ler este. Parece ser bem engraçado é divertido. A capa é linda e quero ler ele em um futuro que torço para que seja próximo hsuaus
Eu ri com a descrição da Meg! “Vestida de semáforo” hahahah! Nunca li nada do autora, e sua resenha me deixou com a impressão de que eu posso estar perdendo tempo. Por mais que a escrita seja destinada para leitores mais jovens, eu sinto que me divertiria muito lendo essa série, então já anotei aqui pra procurar! 😉
Olá!
Confesso que fiquei com um pouco de medo da capa do livro.
Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas quem sabe um dia.
Parabéns pela resenha.
Beijos.
http://www.meumundosecreto.com.br
Oi, como vai?
Já conhecia o livro através de resenhas, embora não seja o tipo de livro que eu goste de ler, ele
parece ser bem divertido, e ri é comigo mesmo. Parabéns pela resenha e
obrigada pela dica!
http://www.cristinadeutsch.org/
Saudações literárias.
Beijos no ♥
Olá!
Eu sempre vejo esse livro por aí, mas nunca tinha parado para ver nem a sinopse, sabia?!
E para minha surpresa, eu adorei a premissa do livro! E adorei sua resenha, fiquei com vontade de ler, de verdade.
Quero saber como Apolo vai se comportar kkkk
Dica anotadíssima e ótima resenha!
Beijos!
Nunca li nada do autor e também nem é o gênero que estou habituada a ler… quem sabe um dia
Adorei a resenha
Beijos
http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/
Gosto muito dos livros do Rick! Concordo com suas observações sobre a escrita — e fica melhor ainda quando você pega o ritmo da leitura. Ainda não tinha ouvido falar dessa série dele, vou procurar quando terminar Os Heróis do Olimpo (que estou lendo no momento, aliás!).
Não sabia que a narrativa do autor tinha essa característica de fazer parecer que o personagem fala com o leitor, isso só me deixa mais animada para conhecer a escrita dele. Mas vou começar por Percy Jackson, que já tenho os livros, acho que é legal fazer isso já que você achou essa obra ainda melhor e aí posso ver a evolução do autor.
Beijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
OIá!
Eu gosto muito dos livros do Rick, já li algumas resenhas desse livro e estou bem curiosa. Já está entre os meus desejados e assim que tiver oportunidade vou ler. 🙂
Beijos,
Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]
Oioi! Tudo bem?
Acredita que até hoje nao li nada do Rick Riordan?!
To bem atrasada hehe…
Quero começar a ler As Provações de Apolo, pois ele está no inicio e adorei a resenha.
Gosto muito desse tipo de historia, me prende mto e agora lendo a resenha ja sei o que me espera.
Vou ler com certeza!
Beijos
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Olá,
Mesmo amando a saga Percy Jackson eu estou com um pé atras com este livro, não sei, algo ainda não me convenceu e nem me empolgou. Quem sabe mais pra frente.
OIE
Muito legal parece ser a leitura e o enredo está chamativo assim como a capa mas não é algo que chama minha atenção por enquanto, bem legal sua dica e espero indicar a alguns amigos que vão curtir bastante
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Eu não li muito do Rick até hoje. Parei no terceiro livro de Percy e nunca mais peguei nada do autor pra ler. Acho que não fez muito o meu estilo apesar de eu gostar bastante dos personagens dele.
http://laoliphant.com.br/
Eu li toda a saga Percy Jackson e curti bastante, mas não tenho mais interesse de ler outros livros do autor. Acho que essa fase minha já passou. Mas a temática é muito legal e tenho certeza de que vai agradar muitos leitores. A capa está linda!
Beijos, Gabi
Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception
Menina, eu adoro as obras do “tio Rick” e já queria conferir essa nova série, mas depois dessa resenha eu preciso desesperadamente comprar o livro…kkkkk
Adoro mitologia, a grega é a que mais gosto…quero muito ler!
Menina, eu adoro as obras do "tio Rick" e já queria conferir essa nova série, mas depois dessa resenha eu preciso desesperadamente comprar o livro…kkkkk
Adoro mitologia, a grega é a que mais gosto…quero muito ler!