Resenha: O Primeiro e o Último Verão- Letícia Wierzchowski

0
3039
O primeiro e o último verão Book Cover O primeiro e o último verão
Letícia Wierzchowski
152
Globo Livros
06/03/2017

Escrito por Letícia Wierzchowski, autora de A casa das sete mulheres, O primeiro e o último verão conduz o leitor a reflexões sobre episódios vividos por Clara no passado durante um verão inesquecível na praia de Pinhal. Aos catorze anos, a garota se apaixonou e deu o primeiro beijo, mas foi também quando começou a descobrir todas as preocupações e decepções que existem nas relações de amor. No livro, a personagem revela como conheceu o amor e a morte, e viveu toda a dor e a poesia que há em deixar a inocência da infância para crescer, um processo melancólico e doloroso para todos nós.

Site oficial Encontre Compre

 

Todos nós tivemos algum momento marcante na vida, principalmente na adolescência. Seja um primeiro amor, primeiro coração partido, problemas familiares ou até mesmo uma situação mais grave, sempre há aquela lembrança que nos persegue pelo resto da vida.

O Primeiro e Último Verão narra, de uma maneira simples e direta, uma dessas experiências marcantes da protagonista Clara, que aos seus 14 anos passou por vários momentos marcantes em suas férias de verão.

Letícia Wierzchowski, escritora responsável por A Casa das Sete Mulheres, nos transporta para a Praia de Pinhal, na década de 90, onde sua família costumava ir todo verão. Ela e outras famílias possuíam chalés por lá, por isso havia uma turma que se encontrava anualmente e se tornaram bons amigos. Em poucas páginas, Letícia narra as férias que marcaram a vida da personagem, onde ela conheceu o amor, a decepção e viveu momentos que nunca mais foram esquecidos.

Através de uma escrita poética, a obra passa um sentimento nostálgico, tanto da época em que é ambientada- sem celulares, facebook, internet… Apenas os passeios na rua com os amigos- quanto os acontecimentos que nos lembram os bons momentos de nossa infância. Letícia foi certeira em suas palavras, focando na transição de uma criança para a maturidade de uma forma curta e objetiva, em 150 páginas a autora entrega uma história completa e livre de enrolações.

Entretanto, por mais que pareça um romance juvenil voltado para uma época de transição, O Primeiro e Último Verão aborda assuntos pesados. Aos poucos as situações vão ficando mais tensas, partindo de um primeiro amor para traições e coisas ainda mais pesadas. É como se a autora representasse tudo que passamos na vida inteira pelos olhos de uma adolescente observadora.

O Primeiro e Último Verão é uma bela obra, aparentemente simples, mas tocante. De uma maneira poética, a autora consegue entregar uma história singela, porém marcante.

Veredito
Nota do Thunder Wave
Compartilhar
Taranis é o Deus Celta do Trovão. Aqui no Thunder Wave, Taranis é na realidade uma mulher (alguns a conhecem como Daniela Carrano),mas não deixe se enganar, ela é mais macho que muito macho por ai... Um tanto quanto nerd e completamente sem vida social, é viciada em séries e tem um grande interesse por filmes, jogos e livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here