Resumo

O Soldado Invernal: Frente Fria mistura os gêneros de super-heróis com espionagem de uma maneira simples e formidável, apresentando um dos melhores personagens da Marvel, que se tornou mais interessante do que o próprio Capitão América.

Resenha | O Soldado Invernal: Frente Fria – Mackenzi Lee

Tramas de super heróis não possuem as melhores histórias, a não ser que sejam adaptações de alguma história muito famosa, como Guerra Secreta, A Morte do Capitão América, entre outros. E muitas vezes, nem mesmo um personagem tão famoso pode impactar o bastante o leitor para se tornar algo memorável.

Misture-se a isso uma aventura que mistura elementos de espionagem, algo complicado de se escrever, pode ter um verdadeiro desastre em mãos. Mas não é isso o que acontece com a novelização de O Soldado Invernal: Frente Fria, escrita por Mackenzi Lee, que já escreveu outros livros da Marvel como Gamora & Nebulosa: irmãs guerreiras.

O Soldado Invernal: Frente Fria, aproveita do melhor destes dois mundos ao conectar um personagem que muitos fãs apenas conhecem como sendo o parceiro do Capitão América, ao universo da espionagem. Esta aventura que mostra um pouco mais de Bucky Barnes, em sua origem adolescente e seus primeiros contatos com a espionagem, dão o tom de quem ele acabaria por se tornar como o Soldado Invernal.

Este não é um livro cheio de conteúdo de espionagem como os de Jack Ryan de Tom Clancy ou algo no estilo James Bond, mas é algo interessante para aqueles novos leitores que ainda não tiveram contato com este estilo. Bucky é em parte o leitor que vê o mundo da espionagem como glamoroso, mas que aos poucos percebe que não é bem assim.

Leia também: Resenha | Okoye Pelo Povo- Ibi Zoboi

Lindas mulheres, bebidas e hotéis caríssimos, dão lugar para mulheres perigosas, recintos cheio de mofo, comidas frias e dormir ao relento. Nada é o que parece ser, nem mesmo as próprias memórias de Bucky, agora como Soldado Invernal. O livro por sinal é isso: parte da história contando a adolescência de Bucky Barnes, a outra como o novo soldado da União Soviética.

Nesta parte, o leitor é mergulhado em um Bucky que não se lembra de nada, que teme desagradar aos seus superiores, e que ao ter sua memória apagada, também não sabe até que ponto pode seguir, tornando-se uma pessoa temerosa de si mesmo.

A autora consegue apresentar melhor do que nos filmes e quadrinhos os pensamentos de alguém que perdeu tudo e apenas espera pelo sono gélido e sem sonhos para que não precise lidar com o mundo ao seu redor. E em alguns capítulos, mostrar um Bucky cheio de vitalidade, seguro de si e com sonhos.

Não tem como deixar passar esta radicalidade de personalidades. Parece que temos dois Buckys, totalmente diferentes um do outro e com vidas que seguiram caminhos totalmente opostos. E o que mais dói ao leitor, é saber que são a mesma pessoa.

Leia também: Resenha | Blade Runner 2019 de volta para casa – Volume 3

O Soldado Invernal: Frente Fria mistura os gêneros de super-heróis com espionagem de uma maneira simples e formidável, dando ao leitor fã dos quadrinhos e daqueles que jamais leram algo do personagem, uma trama interessante, inteligente e que com certeza te fará querer saber mais a respeito deste personagem, que acabou por se tornar mais intrigante do que seu protagonista nas HQs, Steve Rogers, o Capitão América.

O livro O Soldado Invernal: Frente Fria, foi lançado neste ano de 2023 no Brasil em capa dura (dupla capa), pela Editora Excelsior.

Sobre o livro O Soldado Invernal: Frente Fria

1954: O Soldado Invernal é a maior arma da União Soviética, enviado às missões mais perigosas do ramo militar secreto da URSS e guiado por um manipulador que o conhece melhor do que ele mesmo, tendo apenas um propósito: obedecer às ordens. Mas ele nem sempre foi o Soldado Invernal… 1941: Com o início da Segunda Guerra Mundial, Bucky Barnes, de dezesseis anos, está determinado a se alistar no exército dos EUA – se ao menos o comandante local parasse de atrapalhá-lo.

Quando Bucky recebe uma oferta de inscrição em um programa de treinamento com a Executiva de Operações Especiais britânica – o serviço secreto do Reino Unido –, ele agarra a chance de se tornar um herói. Mas Bucky mal pousou em Londres quando se vê fugindo de um misterioso assassino e acompanhado por uma campeã de xadrez inglesa que gosta de batom vermelho e traições. Ela está em posse de um segredo em que todos os lados estão desesperados para colocar as mãos.

Se eles soubessem o que era… Décadas depois, o Soldado Invernal luta para resolver o mesmo mistério que Bucky está apenas começando a descobrir. À medida que suas missões se cruzam no tempo, suas vidas também colidem – de uma maneira que nenhum deles esperava – e isso mudará o curso de suas respectivas guerras. Nesta história eletrizante, a autora best-seller do The New York Times, Mackenzi Lee, explora a juventude de um dos personagens mais atraentes da Marvel, James Buchanan “Bucky” Barnes, e o soldado inimigo que ele é forçado a se tornar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

O Soldado Invernal: Frente Fria mistura os gêneros de super-heróis com espionagem de uma maneira simples e formidável, apresentando um dos melhores personagens da Marvel, que se tornou mais interessante do que o próprio Capitão América.Resenha | O Soldado Invernal: Frente Fria - Mackenzi Lee
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave