domingo, 14, agosto, 2022

Resumo

Okoye Pelo Povo é um livro simples, que usa personagens famosos e uma missão conhecida para mostrar a batalha de uma protagonista negra fora de seu local de conforto, enquanto apresenta os desafios do mundo e o quanto uma pequena atitude e muita sensibilidade pode mudar a vida de muitas pessoas.

Resenha | Okoye Pelo Povo- Ibi Zoboi

A famosa personagem da Marvel ganha uma visão diferente e intimista pelas mãos de Ibi Zoboi. Okoye Pelo Povo, publicado pela editora Excelsior, apresenta a primeira missão de Okoye como Dora Milaje, em sua primeira ida para Nova York acompanhando o rei T’chaka.

Através da visão de uma jovem saindo pela primeira vez de seu país natal, para conhecer novas culturas, a trama se torna bem intimista em relação à criação e mentalidade de Okoye, enquanto aprofunda a apresentação de Wakanda. O contraste em como a educação e criação dessa nação super desenvolvida – que aos olhos dos outros é pobre e sem condições de vida-, com uma cidade onde todos podem ter de tudo, mas o negros e imigrates são desfavorecidos, faz uma crítica pontual e gritante sobre os absurdos da discriminação nos Estados Unidos.

A missão de Okoye, e os assuntos que levam T’chaka a ir aos EUA se tornam apenas uma justificativa nesse livro, sendo jogado para segundo plano quando Okoye se depara com um bairro de negros desfavorecidos que está sendo atacado por uma estranha droga, com cada vida daquele local sendo tratada como descartável para servir de propósito ao plano ganancioso de uma pessoa influente. A relação de Okoye com essas novas pessoas, e sua necessidade de ajudar, rouba toda a cena, com a missão principal surgindo novamente apenas perto do final da obra, quando interliga os motivos e com os acontecimentos.

Isso tudo faz com que Okoye Pelo Povo se torne algo que vai muito além de uma obra da Marvel. Com uma protagonista muito bem construida, que apresenta ao leitor o preconceito e o racismo através de sua visão jovem e inocente, a história é na realidade sobre uma afrodescente que sai de seu local de conforto para cair em um local onde até mesmo os seus “iguais” a tratam como inferior, sem ao menos conhecê-la. Paralelamente, mostra pessoas que vivem presas em um país que prega a liberdade, sendo tratadas como objetos e sem ter ninguém para apoia-las. É preciso alguém de fora, com muita empatia e sensibilidade, para encontrar algo de errado e querer ajudar. É essa a mensagem que Okoye passa, seu perfeito treinamento e sua criação correta e educada faz com que ela veja com esse lado sensivel e não consiga ficar quieta, fazendo de tudo para ajudar essas pessoas.

Ibi Zoboi possui uma narrativa fluida e bem empregada, sua escrita peca apenas na repetição de informações. Constantemente, ao longo dos acontecimentos, a mesma frase é dita por personagens diferentes, preconceitos embutidos em falas são ressaltados, como se precisassem dizer ao leitor que estão ali. É necessário sim deixar claro que Wakanda é diferente, que o contraste entre a América e a Afríca existe, porém, não há motivo para repetir esses pontos em praticamente todas páginas.

Okoye Pelo Povo é um livro simples, que usa personagens famosos e uma missão conhecida para mostrar a batalha de uma protagonista negra fora de seu local de conforto, enquanto apresenta os desafios do mundo e o quanto uma pequena atitude e muita sensibilidade pode mudar a vida de muitas pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Resenha | Okoye Pelo Povo- Ibi ZoboiOkoye Pelo Povo é um livro simples, que usa personagens famosos e uma missão conhecida para mostrar a batalha de uma protagonista negra fora de seu local de conforto, enquanto apresenta os desafios do mundo e o quanto uma pequena atitude e muita sensibilidade pode mudar a vida de muitas pessoas.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave