quarta-feira, 30, setembro, 2020

Resumo

Engraçado e diferente, Perdido em Marte possui uma trama que promete agradar

Resenha | Perdido em Marte- Andy Weir

Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. É isso mesmo, estou ferrado!

A primeira impressão que Perdido em Marte, de Andy Weir, passa é: que idéia mais absurda! Mostrando a tentativa de um homem em sobreviver em Marte, a obra parece ser muito surreal, mas não é! Perdido em Marte tem uma quantidade enorme de dados técnicos que conseguem deixar a idéia de um astronauta deixado em Marte completamente viável.

Mark Watney é um Botânico/ Engenheiro Mecânico que faz parte da tripulação da missão Ares 3, que explora Marte. Após uma grave tempestade de areia, Mark é dado como morto e o resto dos tripulantes iniciam sua viagem de volta à Terra. Mas, graças a algumas coincidências, Mark sobrevive e se vê sozinho no planeta vermelho, onde precisa sobreviver por cerca de quatro anos até poder ser resgatado.

O foco do livro não é mostrar se Mark sobreviveu ou não, e sim mostrar como foi sua “estadia” em Marte. As técnicas de sobrevivência aplicadas por Mark são muito interessantes, sempre relatadas de uma maneira que não deixa dúvidas de como a medida foi aplicada. Perdido em Marte é muito rico em informações sobre os procedimentos e equipamentos da NASA, assim como uma noção básica em botânica, mecânica e química. Essas informações ajudaram muito na qualidade de Perdido em Marte, visto que nenhuma outra obra fictícia do gênero foi tão fiel aos detalhes.

Capas de Perdido Em Marte
Capas de Perdido Em Marte

A narrativa é feita quase inteira por Mark, retratando seus feitos com muito senso de humor. A alta quantidade de humor e sarcasmo, tanto no livro como na adaptação cinematográfica, desagradou algumas pessoas, que consideraram a situação amenizada pelas piadas. Ao meu ver, o senso de humor foi a arma escolhida por Mark para superar essa situação complicada e única, sendo a arma que possuía em mãos para isso.

Vou ter que assumir o risco de arruinar meu único símbolo religioso e ficar vulnerável a vampiros marcianos.

Perdido em Marte é uma leitura muito gostosa. Com muita informação e a quantidade certa de humor, a obra se tornou rapidamente uma das melhores ficções cientificas que li ultimamente.

16 COMENTÁRIOS

  1. Oi… Oi
    Li resenhas muito positivas desse livro mas não fiquei muito afim de ler, acho que vou só assistir o filme rsrs. Se fosse ler iria me bater atras da capa original, não gosto de livros com capa do filme.

    Coração Leitor

  2. Olá!

    Adorei saber que esse livro é tão interessante quanto o filme. O que mais gostei no filme foi a inteligência do Mark e de toda a equipe da NASA. Caramba! Assim que ele começou a se deslocar, o pessoal em Terra já sabia o que ele planejava. Quão longe podemos ir com a ciência. Outra coisa que gostei foi o destaque ao trabalho colaborativo. Se não fossem os orientais, por exemplo, Mark não teria sido resgatado. Achei legal que a vida humana foi valorizada acima dos benefícios de se manter em sigilo os propulsores que os orientais estavam desenvolvendo. Enfim, gostei muito disso! E lendo sua resenha, percebo que vale a pena também ler o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    • Olá,

      O Mark é ainda mais inteligente no livro, pois tem muita coisa ( e desastres) que cortaram no filme, além do fato do livro ter mais informativo nas partes químicas e técnicas. O mesmo vale para o pessoal da Nasa!

      Espero que leia e goste.
      Obrigada pelo comentário.

  3. Uma das melhores sci-fi que você leu ultimamente? Preciso pra ontem! Já faz tempo que quero ler o livro (inclusive não vi o filme porque quero ler o livro antes) e cada resenha que leio só faz aumentar essa vontade! Espero ler em breve! <3

  4. Oi! Tudo bem?

    Eu não tenho curiosidade em ler a obra, mas quero muito ver o filme. Acredito que a leitura seria arrastada para mim… Então, deixo-a passar. Como você disse, muitas pessoas dizem que o humor atrapalhou tanto o livro como a adaptação. Mas, para mim, esse é um fator que com certeza iria me agradar =)

    Beijos.

    http://www.livroseflores.com

  5. Oi!
    Não costumo muito ler ficções científicas, mas essa me agradou muito, acho que pelo toom de humor mesmo, afinal, se você está sozinho em marte, tem que achar uma forma de viver até sair de lá né 😛
    Fiquei triste que o filme não aborda o mesmo humor, mas se tiver oportunidade irei assitir e ler ele 🙂

    http://www.gordinhaassumida.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave