quarta-feira, 8, dezembro, 2021

Resumo

Questão de Classe é um livro que tem o poder de ir além do choque, mostrando-se um verdadeiro espelho do quanto a humanidade pode fazer crueldades sem pensar nas consequências.

Resenha | Questão de Classe – Christina Dalcher

“Se este livro perturbou você, eu alcancei o meu objetivo.”

Para que um livro “queira ser lido”, é necessário mais do que uma sinopse. Precisa de um bom enredo e personagens que tenhamos empatia. Já faz um bom tempo que uma história não mexe tanto com as emoções como Questão de Classe de Christina Dalcher, a mesma autora de Vox também lançado pela Editora Arqueiro.

Esta segunda obra da escritora está acima de Vox, tanto em crítica social, quanto no emocional. É um livro “horrível” de se ler, pois só traz sentimentos de ódio, tristeza, nojo e tantos outros negativos que chega alguns momentos que dá vontade de fechar e jogar o livro longe. Isto tudo porque Questão de Classe é uma mistura de personagens fictícios com um mundo real.

Ali estão inseridos muitos de nossos pensamentos e desejos que externamos em palavras, mas jamais pensamos nos reflexos que isto trará não apenas para nós, mas também para outros, mesmo que eles não estejam ao nosso lado. O livro demonstra esta bolha em que vivemos onde simplesmente não pesamos nossas palavras, soltando-as como bombas nas pessoas que não gostamos, por serem simplesmente diferente de nós. Sim, diferentes. Algo interessante, pois se alguém não gosta daquela pessoa pela roupa, ou a maneira como fala, é porque ela é diferente. Sim, ela é, não importa quantas desculpas arrume, ela possui diferenças. E é este mundo que Christina Dalcher nos mostra.

Enquanto a sociedade em uma certa bolha soltam palavras de que todos são iguais, Questão de Classe nos priva disto tudo ao mostrar que quando esta igualdade chega em sua Classe, seja ela social ou escolar, talvez você possa até gostar, mas uma grande maioria irá virar a cara por vários motivos.

Neste EUA distópico, mas ao mesmo tempo tão real do século XXI em que vivemos, o país é separado por uma nova classe que é o seu Q, ou o seu quociente de inteligência. Tirar uma nota baixa na escola irá trazer sérias consequências para toda a sua vida, como jamais conseguir entrar em uma universidade ou conseguir um emprego, ficando apenas nos chamados subempregos.

Os estudantes são separados por categorias, que são as escolas Prata, Verde a Amarela, ou seja, dos mais inteligentes aos “idiotas”. E aqui reaprendemos certas palavras que já deveriam ter sido extintas no século passado, como idiota, que no começo do século era usada para descrever pessoas – inclusive mulheres -, que não conseguiam ter um desempenho aceitável.

A ansiedade, depressão e até mesmo discordar do marido, eram motivos para que uma pessoa fosse jogada dentro de alguma instituição mental para idiotas. E desta forma, a autora discorre com uma aula de história a respeito dos direitos a liberdade, do quanto somos perversos dentro de nossos mundinhos perfeitos e podemos matar com apenas uma palavra qualquer pessoa.

Além disso, ela nos transporta por uma parte da história que jamais foi mostrada em nenhuma aula, que é a Eugenia e como os EUA já pensavam em um país “puro” muito antes de Aldolf Hitler. Novamente a história só é escrita pelos vencedores e os testes sociais que ninguém aceita ficam a cargo dos perdedores, como a eugenia que foi feita para exterminar não apenas deficientes, mas também boa parte da comunidade negra.

Questão de Classe vai além de um EUA onde apenas a inteligência é suprema, em nem mesmo o seu dinheiro poderá te salvar, pois se for um pouco diferente dos demais, com certeza não pertencerá aos chamados puros.

Leia com um computador na mão para fazer várias pesquisas a respeito de alguns termos utilizados pela autora, assim como os nomes que ela entrega e perceba o quanto a humanidade pode ser igual na crueldade, mesmo que não tenha chacinado milhões de pessoas, pois qual a diferença de ter sido cruel com um ou com milhares? Crueldade é sempre crueldade.

Para saber mais a respeito da Eugenia, clique aqui e aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave