quinta-feira, 28, janeiro, 2021

Resumo

O Império dos Capoeiras é uma aventura cheia de história que aborda a sociedade Imperial brasileira e a relação dos escravos com a arte marcial brasileira.

Resenha | Quissama – O Império dos Capoeiras – Maicon Tenfen

Rio de Janeiro, dezembro de 1868. O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.

Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras da Editora Biruta, o livro reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.

Este é o resumo deste livro, que se estende entre aventura e história! A narrativa de Maicon Tenfen é suave, de fácil leitura, mesmo que o autor mantenha os termos e palavras da época. Mas isto não é algo que atrapalhe, e sim dê uma dinâmica a mais para o leitor.

O livro muitas vezes lembra os clássicos da Série Vagalume, principalmente autores como Marcos Rey ou José Maviel Monteiro, ambos autores consagrados que conseguiam segurar seus leitores com aventuras e mistérios. Desta mesma forma, Maicon Tenfen faz o mesmo com sua aventura histórica e personagens que cativam o leitor.

Um dos pontos altos de O Império dos Capoeiras, está não apenas em termos uma aventura nos tempos do Império Brasileiro, mas por retratar nossa sociedade, a forma como eram tratados os escravos e principalmente nosso patrimônio: A Capoeira!

A narrativa é uma aula a respeito de nossa arte marcial, misturada com a sociedade da época e como os escravos eram utilizados muitas vezes como um recurso de violência por políticos contra a população.

Além disso, O Império dos Capoeiras consegue deixar o leitor com aquela sensação se realmente está lendo uma transcrição original, ou se o autor escreveu e criou personagens tão notáveis. Independente do que está na sinopse do livro, e de como Maicon Tenfen utilizou-se do tema, o livro é sem dúvida alguma uma excelente obra que deve estar na biblioteca de todo amante da literatura ou da Capoeira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave