Resenha | Quissama – O Império dos Capoeiras – Maicon Tenfen

0
8065

Rio de Janeiro, dezembro de 1868. O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.

Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras da Editora Biruta, o livro reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.

Este é o resumo deste livro, que se estende entre aventura e história! A narrativa de Maicon Tenfen é suave, de fácil leitura, mesmo que o autor mantenha os termos e palavras da época. Mas isto não é algo que atrapalhe, e sim dê uma dinâmica a mais para o leitor.

O livro muitas vezes lembra os clássicos da Série Vagalume, principalmente autores como Marcos Rey ou José Maviel Monteiro, ambos autores consagrados que conseguiam segurar seus leitores com aventuras e mistérios. Desta mesma forma, Maicon Tenfen faz o mesmo com sua aventura histórica e personagens que cativam o leitor.

Um dos pontos altos de O Império dos Capoeiras, está não apenas em termos uma aventura nos tempos do Império Brasileiro, mas por retratar nossa sociedade, a forma como eram tratados os escravos e principalmente nosso patrimônio: A Capoeira!

A narrativa é uma aula a respeito de nossa arte marcial, misturada com a sociedade da época e como os escravos eram utilizados muitas vezes como um recurso de violência por políticos contra a população.

Além disso, O Império dos Capoeiras consegue deixar o leitor com aquela sensação se realmente está lendo uma transcrição original, ou se o autor escreveu e criou personagens tão notáveis. Independente do que está na sinopse do livro, e de como Maicon Tenfen utilizou-se do tema, o livro é sem dúvida alguma uma excelente obra que deve estar na biblioteca de todo amante da literatura ou da Capoeira!

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-quissama-o-imperio-dos-capoeiras-maicon-tenfenO Império dos Capoeiras é uma aventura cheia de história que aborda a sociedade Imperial brasileira e a relação dos escravos com a arte marcial brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui