quarta-feira, 4, agosto, 2021

Resumo

Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum é um excelente guia para os apaixonados pelo programa, pela história da TV paulista e também por todo aquele que gosta de um livro que sabe tornar a magia em algo verdadeiro.

Resenha | Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum – Bruno Capelas

“Morcego, ratazana, baratinha e companhia: está na hora da feitiçaria!” Para os fãs do Castelo Rá-Tim-Bum, esta era uma das melhores chamadas do programa, tanto que era só iniciar e os amigos faziam coro! O Castelo foi realmente um fenômeno e marco da televisão brasileira, principalmente paulista.

E é isto o que o livro Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum do escritor Bruno Capelas nos mostra e ainda traz bastidores até então desconhecidos das novas gerações ou que cresceram assistindo ao programa da TV Cultura.

Os mais velhos que seguem a programação do Canal 2 da TV do Estado de São Paulo desde o seu nascimento ou que cresceram nos anos 1980 assistindo a Bambalalão entre outras animações, irão se lembrar de maneira nostálgica os acontecimentos que levaram até o nascimento do Castelo, além de sofrer com alguns outros como o incêndio que a TV Cultura sofreu e quase acabou com a emissora.

Bruno Capelas dá uma verdadeira aula de história sobre a TV e a sociedade paulista da época e que trouxe outras obras do mesmo nível e seguindo a fórmula até os dias atuais. Explica e mostra os bastidores da televisão, como uma coisa levou a outra e principalmente a criação do Castelo.

São páginas e mais páginas que deveriam virar outros volumes não apenas do Castelo Rá-Tim-Bum, mas da comunicação do país.

Sobre o Castelo, o autor navega no tempo mostrando ao leitor como eram as suas histórias, o conteúdo do programa, como foi montado e tantas coisas, que parece que realmente o leitor está presente nas salas e masmorras ao lado de seus personagens.

Durante as pouco mais de 230 páginas, Bruno Capelas ainda explica porque o Castelo deu certo, uma lista de episódios, ficha técnica dos quadros e lógico, a famosa exposição do MIS de São Paulo!

O livro foi lançado pela Summus Editorial, que fez um belo trabalho de capa e diagramação. Infelizmente faltam imagens para compor toda a trajetória, mas nada que atrapalhe a leitura dos fãs do Castelo ou da televisão brasileira.

Raios e Trovões: A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum é um excelente guia para os apaixonados pelo programa, pela história da TV paulista e também por todo aquele que gosta de um livro que sabe tornar a magia em algo verdadeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave