sexta-feira, 23, outubro, 2020

Resumo

Recursão é um livro empolgante e intimista, que te leva a cada capítulo a pensar e analisar o que realmente são memórias e até onde podemos distinguir quais são as nossas, das "impostas" por enganações de nosso cérebro.

Resenha | Recursão – Blake Crouch

Memórias. Mas no final das contas, o que são memórias? A resposta parece simples de ser respondida, mas se parar pensar e analisar, virão à mente coisas como “viver”. Realmente viver é uma parte destas memórias. E quando estas memórias não são nossas? Esta é a ideia principal do livro Recursão do escritor Blake Crouch. O autor, que é roteirista e autor de diversos best-sellers como Matéria Escura, da Intrínseca, consegue segurar o leitor desde o início com uma narrativa cheia de pensamentos filosóficos, psicológicos e biológicos.

Se as memórias fazem parte da vida, o que fazer quando percebe-se que elas são falsas, mas ao ponto de realmente saber que elas não existem, mas são tão vividas, que te levam ao desespero?

Neste contexto, Crouch te leva a pensar e a investigar junto do personagem principal, Barry Sutton, o que está acontecendo na cidade, quando ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram.

Daí em diante, o leitor é levado a uma jornada introspectiva e também investigativa, com a narrativa sendo descrita no passado e no presente, mostrando os motivos que levaram a doença. Mas o autor não entrega tão fácil as respostas, deixando até o último momento que o leitor possa descobrir por si o que realmente está por trás disso tudo.

“(…) se as lembranças simplesmente forem mutáveis? Nesse caso, o que é real? E se a resposta é nada, o que resta?”

O fascinante deste livro, é a capacidade de fazer o leitor questionar a todo instante sobre as memórias, tanto dos personagens, quanto suas próprias. Uma das indagações mais notáveis a respeito destas lembranças é: “como eu saberia se uma delas mudasse? O que sentiria?”.

Talvez isto não tenha uma resposta conclusiva, mas é instigante pensar que nosso cérebro pode nos pregar peças ao acharmos que realmente lembramos de algo, mas na realidade ela é uma colcha de retalhos. Mais ainda conseguir entender, como funciona a mente das pessoas que tiveram algum tipo de distúrbio neurológico e bagunçam suas memórias com experiências de outras pessoas.

Recursão é uma trama envolvente e com críticas sociais à indústria farmacêutica e de tecnologia, principalmente as pessoas que fazem estas empresas serem o que são, afinal, por trás do nome, existem indivíduos tão apaixonados e obcecados pelo que fazem, que podem criar a todo momento Monstros de Frankstein.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave