Resumo

Com uma narrativa fluida e um mistério que não perde o interesse durante toda a obra, Refúgio é mais um livro interessante e intrigante do autor.

Resenha | Refúgio- Harlan Coben

Primeiro livro de uma trilogia estrelada por Mickey Bolitar, sobrinho do protagonista de várias obras de Harlan Coben, Myron Bolitar, Refúgio troca a narrativa para uma mais jovem mas mantém problemas bem sérios em sua investigação.

Publicado em 2012, pela Editora Arqueiro, Coben se aventura pelo mundo do infantojuvenil ao criar uma nova saga com um protagonista mais jovem. Mickey é sobrinho de Myron, que está morando com o tio em sua cidade natal após a morte de seu pai, que causou uma dependência química grave em sua mãe e forçou o garoto a ficar com o único parente disponível, do qual não tem uma boa relação. O personagem apareceu pela primeira vez no livro da série Myron Bolitar, Alta Tensão, onde a rivalidade do sobrinho com o tio é exposta, porém, é novamente pincelada nessa obra.

Estudante do segundo ano, na escola onde o tio se tornou super popular, Mickey começa a trama em meio a ação, investigando o desaparecimento de sua namorada. Ao passo que começa a se aprofundar, mistérios sobre o sumiço de adolescentes, a morte de seu pai e estranhos acontecimentos violentos na cidade vão surgindo e mantendo a tensão do livro.

Para os que estão familiarizados com a narrativa de Coben, que costuma apresentar uma investigação mais informal, é interessante notar logo de primeira a mudança do tom, ficando claro que o protagonista agora é um jovem e a maneira como fala e seus comentários em nada se assemelham ao conhecido metódo de Myron.

Refúgio consegue manter o interesse pelo caso sem dificuldades, com o mistério bem desenvolvido. É uma trama intrigante tanto para o público infantojuvenil quanto para o adulto. Em meio a doses de humor, ações bem colocadas e alguns bullyings, o caso é levado de maneira fluída pra um desfecho que trata de questões pesadas e bem colocadas, que apenas iniciam a saga do jovem investigador, terminando propositalmente com o gancho para o próximo livro.

A existência do personagem famoso de Coben não é esquecida, Myron aparece em ocasiões pontuais. Uma decisão bem tomada para cativar o leitor que é fã das aventuras do agente de esportes e investigador informal que protagonizou onze obras do autor. Entretanto, ele se mantém distante do caso em si, deixando a ação e toda inteligência para o sobrinho, servindo apenas como uma escada em alguns pontos necessários.

Primeiro livro da saga Mickey Bolitar, Refúgio é uma ótima introdução de uma nova turma, que irá levar pelo menos mais dois volumes para o público juvenil. Na sequência, o trio Mickey, Ema e Colherada são as estrelas de Uma Questão de Segundos e A Toda Prova, continuação direta dessa obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Com uma narrativa fluida e um mistério que não perde o interesse durante toda a obra, Refúgio é mais um livro interessante e intrigante do autor.Resenha | Refúgio- Harlan Coben
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave