quarta-feira, 10, agosto, 2022

Resumo

Divertido e extremamente inteligente, com diálogos memóraveis, Reputação é um livro divertido que deixa questionamentos interessantes. Tendo muita crítica social e autoanalise, sem deixar de lado o grande romance que gira as tramas de época, é uma obra que consegue agradar a diversos públicos e serve como um bom entretenimento.

Resenha | Reputação- Lex Croucher

Com uma proposta diferente e divertida, Reputação é uma obra que mistura os elementos de famosos romances de época, usando como principal inspiração Jane Austen, com humor e crítica no melhor estilo Gossip Girl. Uma espécia de sátira, o livro apresenta uma premissa parecida com Orgulho e Preconceito, mostrando as constantes lutas de uma garota de classe média tentando desesperadamente se encaixar em um mundo endinheirado que ameaça arruiná-la se ela não seguir suas regras. Entretanto vai além de apenas uma piada e mostra assuntos relevantes que vão de liberdade em uma época que imagem era tudo e chegando até a assuntos que se encaixam muito bem atualmente.

A trama segue Georgiana Ellers que, tendo chegado a uma nova cidade para morar com seu tio e tia depois de ter sido abandonada por seus pais, está de olho no glamour e na frivolidade da vida em sociedade. Certa noite, em uma festa extremamente monótona, Georgiana conhece a enigmática e sincera Frances Campbell, uma socialite rica que inesperadamente convida Georgiana para o seu grupo. Através de Frances, Georgiana é apresentada a um mundo debochado de festas selvagens, bebedeiras sem fim, beijos imprudentes e o tipo de atitude despreocupada que apenas os ricos podem possuir.

Quanto mais Georgiana bebe, brinca e festeja com seus novos amigos, mais ela se vê mudando para se encaixar na imagem do que ela acha que as pessoas esperam dela, e mais ela começa a questionar sobre o que é tudo isso. Ser popular com a multidão é mais importante do que manter a confiança e o respeito das pessoas que realmente se importam com ela? Será que para manter seu estilo de vida selvagem e descuidado realmente vale a pena perder seu senso de identidade no processo? Georgiana lentamente começa a perceber que a alta sociedade não é tudo o que parece ser.

Acompanhando o amadurecimento de Georgina, Reputação nada mais é do que uma perigosa viagem pelo começo da vida adulta e o complicado autoconhecimento desse período. Usando criativamente o diferencial de abordar esses assuntos em uma temática de romance de época, Lex Croucher utiliza seu conhecido humor espirituoso e irônico para fazer um paralelo entre as dificuldades que as mulheres sofriam na época, ao mesmo tempo que mostra o quanto a pressão da sociedade ainda existe no mundo atual. Georgiana é uma protagonista muito bem formatada, que acredita que não deveria aceitar como seu destino será traçado e anseia por mais. Levada pelo tédio da vida aristocrática que seus tios levam, ela fica emocionada por ser convidada para o mundo de Frances que se mostra divertida e não se preocupa com quem pode ser prejudicado por suas ações, mesmo que seja sua própria reputação facilmente manchada. Frances e suas amigas podem agir de forma irresponsável e ferir umas às outras, e se cairem em desgraça possuem dinheiro para fazer tudo ir embora. Georgiana não tem tanta sorte.

Ao mesmo tempo em que lança um olhar divertido e satírico sobre as expectativas e atitudes da época, Reputação também lida com temas de feminismo, consentimento, sexualidade e identidade através de uma lente muito mais moderna. Croucher explora status, amizade, amor e família com um calor e humor que mantém a história viva e alegre, sem nunca perder a importante corrente que destaca a situação das mulheres que vivem no mundo dos homens.

Logicamente, por se basear principalmente em Jane Austen – e para uma referência mais atual as obras de Bridgerton-, Reputação tem que ter sua boa quantidade de romance. A autora não deixou isso de lado, apresentando uma dupla doce e charmosa, que formam o casal Georgiana e Thomas Hawksley, uma versão mais abertamente criada do Mr. Darcy. São personagens que conquistam facilmente os fãs de romance e nuances de comportamento.

Divertido e extremamente inteligente, com diálogos memóraveis, Reputação é um livro divertido que deixa questionamentos interessantes. Tendo muita crítica social e autoanálise, sem deixar de lado o grande romance que gira as tramas de época, é uma obra que consegue agradar a diversos públicos e serve como um bom entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Resenha | Reputação- Lex CroucherDivertido e extremamente inteligente, com diálogos memóraveis, Reputação é um livro divertido que deixa questionamentos interessantes. Tendo muita crítica social e autoanalise, sem deixar de lado o grande romance que gira as tramas de época, é uma obra que consegue agradar a diversos públicos e serve como um bom entretenimento.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave