segunda-feira, 26, julho, 2021

Resumo

Ripley Subterrâneo mantem a aventura e narrativa interessante de Highsmith, aprofundando o personagem e deixando a vontade para as próximas obras.

Resenha | Ripley Subterrâneo- Patricia Highsmith

Tom Ripley foi profundamente apresentado no primeiro volume da saga de Patrícia Highsmith, O Talentoso Ripley. O segundo volume, Ripley Subterrâneo, não serve como uma continuação direta de seu antecessor, tendo um salto temporal de seis anos, mas não deixa em branco os acontecimentos anteriores da vida do protagonista.

Veja Também: Resenha | O Talentoso Ripley- Patricia Highsmith

A nova trama se passa na França, com Ripley casado e bem de vida. Parte de sua renda vem da mesada de sua esposa, e o restante vem de uma galeria que vende quadros de Derwatt, um pinto antigo amigo dele. Entretanto, essa galeria é apenas um esquema, pois o pintor se matou a alguns anos e Ripley, junto com os donos da galeria, resolveram continuar vendendo quadros dele pintados por Bernand, que era um amigo intimo de Derwatt.

Ripley apenas recebia sua parte nesse esquema, tendo ajudado a arquitetar e agora se mantem afastado. Mas quando um comprador descobre uma diferença na pintura que adquiriu, acaba iniciando uma investigação interna que para descobrir se o quadro é falso e coloca a operação em risco. Ripley precisa ajudar, tentando “provar” que o pintor ainda está vivo e tirando o comprador do caminho.

Ripley Subterrâneo já joga o personagem na ação, visto que não há mais o que apresentar sobre ele. Com novos acontecimentos, e os antigos sendo citados em momentos corretos, a narrativa aprofunda riscos e deixa o protagonista ainda mais mortal e artiloso.

É claro que, tanto no volume anterior quanto nesse, há muitos acontecimentos dignos de ficção, a falta de verossimilhança em alguns momentos pode irritar um pouco aqueles leitores mais exigentes, mas dada a temática, é necessário aceitar a liberdade poética e que nenhuma investigação conseguirá se manter plausível na vida real.

Publicada junto com seu antecessor, essa obra possui uma linda edição da Intrínseca, em capa dura e com detalhes iguais aos de O Talentoso Ripley, que deixam perfeitas para colecionadores.

Patricia Highsmith faz um ótimo trabalho em sua narrativa e Ripley Subterrâneo mantem a qualidade. Com uma trama que inicia direto nos acontecimentos, o livro se torna de leitura fácil e cativante, deixando a vontade de ver as próximas aventuras do personagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave