segunda-feira, 6, dezembro, 2021

Resumo

Royal City Vol. 1 Segredos em Família é uma excelente graphic novel cheia de preâmbulos da via. A cada página o leitor é literalmente jogado nos pensamentos de cada personagem, que bem poderia ser cada um de nós.

Resenha | Royal City Vol. 1: Segredos em Família

Esta é uma graphic novel que surpreende a cada página. Com um traçado que parece que falta um “acabamento” e seus tons amarelados e cansado, Jeff Lemire mais do que brinda seus leitores com esta obra. Ele traz reflexão sobre quem somos e onde estamos.

Tudo bem que isto parece batido e um enredo já feito por milhares de outros autores. Só que a diferença em Royal City, são os segredos em família, como diz o subtítulo. Durante a narrativa somos levados como um fantasma, como Tommy, personagem que pode ser o central desta trama, mas que é levado pelas beiradas de tudo como nós, servindo não de condutor, mas como a consciência do leitor.

Temos “um” Tommy de várias idades que refletem cada um de seus irmãos e mãe. Eles veem Tommy de formas que eles viam o caçula da família, mas não como ele realmente era.

E esta visão mostrada por Jeff Lemire é profunda, te fazendo pensar o quanto somos egoístas em dizer que ninguém nos vê como realmente somos, apenas como eles gostariam que fossemos, mas ao mesmo tempo fazemos isto com outras pessoas, sejam nossos amigos ou até mesmo família.

A intensidade de identidade apresentada pelo autor é como uma biografia, não dele, mas de quem está lendo. O retorno do personagem Patrick a Royal City, uma cidade beirando a sua extinção, com pessoas que não sabem o que querem do futuro, mas reclamam de seu presente, e mesmo assim não aceitam mudanças.

Além disso, em Patrick o leitor tem um pouco de si mesmo em algum momento de sua vida, principalmente se for mais velho. Não importa se é um “vencedor” ou um “perdedor” em como se vê, como Patrick em algum ponto de sua vida foi saiu do seu local para um novo para se reinventar, mas sempre retornando em algum momento para ficar dentro de um casulo.

Só que chegou um ponto de sua vida, que ficou preso entre duas pessoas: aquela que se tornou e a outra que tentou enterrar no passado. E agora sente-se como em um museu, onde apenas pode olhar para as peças do passado sem poder tocá-las ou como um fantasma, percebendo que quanto mais deseja sair dali, mais fica preso e que a pessoa que se tornou, é apenas um ponto de sua imaginação e que ela está agora a um ponto de desaparecer, ficando a pergunta: se ela desaparecer, o que irá sobrar?

O primeiro volume de Royal City é para ser lido pelo menos umas 3 a 4 vezes. Para que possa saborear, repudiar, analisar, seja o que for desta história, que é pessoal para cada um que a lê, pois Royal City é apenas uma cidade ilusória que é cada um de nós.

Sobre a Graphic

Royal City da Intrínseca tem um bom acabamento, apresentando os bastidores deste primeiro volume. Mesmo assim, falta um algo a mais que poderia ser uma capa dura para dar um teor mais “noir” a obra de Jeff Lemire. De qualquer forma, a graphic possui uma boa impressão e não é cansativa para sua leitura.

Sinopse

Um dos maiores nomes da nova geração de quadrinistas, o premiado Jeff Lemire conquistou um lugar de destaque com trabalhos para Marvel, DC, Dark Horse, entre outras. Seu estilo vai do pop ao cult, e suas obras tratam com sensibilidade e irreverência de temas como solidão, família, morte, amor e amizade. Escrita e ilustrada pelo autor, a série Royal City narra o drama de uma família disfuncional e o cotidiano de uma cidade em decadência.

Há algo diferente em Royal City, uma estranheza que parece envolver tudo e todos. É nessa cidade outrora próspera que mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente.

Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras.

Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave