A onda de filmes da Marvel e as populares séries de heróis DC chamaram a atenção do mundo para as histórias em quadrinhos como nunca antes. Para muitas pessoas, isso pode significar uma porta de entrada no vasto e rico mundo da nona arte. Porque quadrinhos vão muito além dos heróis da Marvel e da DC.
Para quem quer se aventurar por esse universo, aproveite o lançamento no Brasil de Saga, o maravilhoso épico espacial do brilhante e polivalente roteirista Brian K. Vaughan e da talentosa Fiona Staples. A obra foi lançada originalmente em 2012 pela Image Comics, e chega a nós agora pela Editora Devir.
Ler Saga é permitir-se imergir, quase que automaticamente, em um universo rico em beleza e história, mas ao mesmo tempo chocante e aterrorizante. Sem meias medidas os autores arremessam o leitor em meio a uma trama que, de início, parece demasiadamente complicada para quem acabou de abrir o álbum. Mas não se engane. Vaughan não dá ponto sem nó.
Isso porque o autor é um especialista não na criação de universos, mas sim de personagens. Basta observar os trabalhos criados por Vaughan, ou aqueles nos quais ele está envolvido. Y: O Último Homem, Ex Machina, Fugitivos e Os Leões de Bagdá já são clássicos aclamados dos quadrinhos. E se você assistiu Lost ou, mais recentemente, Under the Dome, sabe como ele tem o dom para criar personagens profundos e complexos, mas com quem nós podemos nos identificar. O autor cria personagens vivos, e os universos em que eles estão, independente de quão bizarros eles possam ser, como o universo de Saga, tornam-se vivos junto com eles. Não é difícil se envolver com eles.
Saga conta a história do casal Alana, nativa do planeta Aterro, e Marko, nativo da lua de Aterro, Grinalda. Ela é contada do ponto de vista da filha deles, Hazel, uma criança que não poderia ter nascido. Porque seus mundos estão em guerra a muito tempo, tanto tempo que os motivos dessa guerra estão parcialmente perdidos no tempo. São diferentes raças com diferentes visões do universo. A raça de Marko se utiliza de magia. A de Alana, de tecnologia. Marko possui chifres. Alana, asas. Tudo pontualmente, mas precisamente estabelecido para nos fazer entender uma única coisa: eles não poderiam estar juntos. Muito menos poderiam ter tido uma filha. Mas eles estão juntos. E Hazel nasce. Quando se para pra observar as coisas com as quais eles estão envolvidos, entre elas, caçadores de recompensa na forma de aranhas-humanóides, governantes com televisões no lugar da cabeça, fantasmas perdidos em florestas antigas, árvores que na verdade são foguetes. Tudo parece demasiadamente surreal. Mas como eu disse, Vaughan não dá ponto sem nó. Tudo isso foi feito com um único propósito: tornar Saga uma obra feita apenas para a mídia dos quadrinhos. Inadaptável para o cinema ou para outras mídias. Claro, isso é questionável em uma época onde estamos sob a sombra de uma adaptação cinematográfica de Sandman, talvez a mais seminal e eminente obra que represente os quadrinhos na sua essência. Mas a intenção de Vaughan é latente durante a leitura de Saga.
Mas se a obra parece tão surreal assim, o que nos prende a ela? Voltemos ao começo do texto. Vaughan é um criador de personagens. Suas angústias, alegrias, tristezas, esperanças, sofrimentos. O que nos prende a este aparentemente inacreditável universo é um simples e compreensível, mas ao mesmo tempo poderoso e tangível, amor de duas pessoas pela sua filha. Alana e Marko a todo instante vacilam, perdem a esperança, se veem sem saída. O que os faz seguir em frente é a figura de Hazel, que narra a história enquanto adulta, nos fornecendo constantemente a ideia catártica de que, apesar de todo o sofrimento, o esforço e o amor de seus pais, em algum momento, prevaleceu. Não à toa, a obra foi comparada a algumas das mais conhecidas histórias já criadas, que vão de estilos e eras tão distintos como Star Wars e Romeu e Julieta.
Vaughan voltou à ativa nos quadrinhos depois de um longo hiato. Em sua opinião, as grandes editoras, principalmente Marvel e DC, estavam minando os quadrinhos com suas imensas, rocambolescas e insípidas mega-sagas. A pior parte disso é que estas monopolizam grandes autores, o que também prejudica bastante as publicações autorais. E mesmo estas estão ganhando um padrão nefasto: muitas são apenas grandes storyboards, prontos para se tornarem adaptações cinematográficas e render uns trocados para os autores. Ele não deixa de estar certo ao pensar assim. Pra quem pega qualquer saga (essas, com “s” minúsculo mesmo) dessas editoras no meio do caminho, fica justificadamente perdido. É difícil entender qualquer uma delas sem muita paciência, dinheiro e preferivelmente, um PHD em física.
Felizmente pra nós, Vaughan não se importa com nada disso, a não ser contar uma boa história, e é isso que Saga é. Uma lenda, um épico, daqueles que fazem você querer voltar muitas vezes apenas para ter certeza de que os personagens prevaleceram sobre as mesmas dificuldades e chegaram ao mesmo final. Essa “simplicidade” conquistou leitores e críticos, dando a Saga inúmeros prêmios, totalmente merecidos, de 2012 pra cá. E até aqui, ainda é um dos melhores quadrinhos autorais em andamento no mundo hoje.
Vamos torcer para que autores como Vaughan e Staples nos ajudem a apreciar quadrinhos enquanto quadrinhos durante um longo tempo ainda.
Mas ninguém sabe onde essa Saga termina.
Olááá!
Ain, não sou muito fã de quadrinhos, apesar de adorar o universo Marvel e DC, só não consigo gostar de quadrinhos, sei lá, o estranho é que eu gosto de Mangás… T_T Nunca vou me entender,
Talvez por isso, Saga não tenha chamado a minha atenção, mas eu espero que os quadrinhos durem bastante, porque tem muita gente que gosta e seria muito triste eles sumirem!! Mesmo eu naõ gostando ahhaha
Beijos
LuMartinho |Face
Olá!
Que pena que não gosta, são tão bons! rs
Obrigada pelo comentário.
Ola!
Gosto de quadrinhos mas faz tanto tempo que não leio que estou por fora das novidades,se bem que esse não é tão novo assim.Não conhecia mas gostei muito da premissa e assim que tiver oportunidade vou conferir.
Beijos!
http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/2015/06/resenha-antonysede-de-sangue-alex-de.html
Olá!
Não é muito novo mesmo, mas vale a pena conferir. Espero que goste!
Obrigada pelo comentário.
curto quadrinhos e não conhecia Saga, vê mesmo. xD
Gosto de personagens e ambientes bem trabalhados e em sintonia um com o outro… gosto dos cenários que se tornam personagens na narrativa…
Vou dar uma sacada no trabalho do autor ^^
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Espero que goste bastante, é um trabalho bem interessante!
Obrigada pelo comentário.
Caramba, fiquei morrendo de vontade. Eu ando achando que carecemos de personagens bem trabalhados, e se essa obra tem isso, eu com certeza vou atrás. Obrigada pela indicação.
Que bom que gostou, espero que curta muito a leitura!
Obrigada pelo comentário.
Caraca, que legal!
Gosto muito de coisas assim e não conhecia o autor, putz ):
Vou com certeza procurar mais sobre ele, adorei! <3
Que bom que gostou, espero que goste das obras do autor.
Obrigada pelo comentário.
Que bacana não conhecia esses quadrinhos valeu pela dica, eu to aproveitando essa onda pra ler vários online, porque agr bomba sites bons pra ler e baixar hqs né então estou aproveitando demais.
Espero que goste da leitura. Esse sites ajudam bastante, né? É difícil achar a versão física de algum HQs,
Obrigada pelo comentário.
Eu adoro HQ, mas sagas me confundem um pouco, pois raramente consigo acompanhar. Mas você citar a construção dos personagens é algo elementar para mim, gosto de boas construções, vou anotar a dica.
Espero que goste bastante da leitura!
Obrigada pelo comentário.
Olá eu aprendi há pouco tempo ler HQ online, comecei com The Walkind Dead e não quis mais parar, embora tenha pouco tempo pra isso, por vezes me lendo lendo um HQ, gostei dessa dica
http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
The Walking Dead é uma HQ ótima também! Espero que leia Saga e goste bastante.
Obrigada pelo comentário.
Olá!
Eu parei um pouco de ler quadrinhos pela falta de tempo e porque tenho encontrado histórias repetitivas. Parei de comprar e de acompanhar, mas agora tem sites para ler online, mas acabo sempre deixando pra depois. Muito boa sua indicação, vou procurar para ler.
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Olá!
Os sites realmente ajudam bastante, né? Que bom que gostou, espero que goste da leitura também.
Obrigada pelo comentário.
Oi, tudo bem?
Eu adoro ler quadrinhos, mas esse não faz muito o estilo que gosto de ler!
Leio e gosto muito de Peanuts, Mafalda, Calvin e Haroldo e outros mais nesse mesmo estilo!
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Olá.
Que pena que a temática não te agrada.
Obrigada pelo comentário.
Oie! Tudo bem?
Eu adoro ler quadrinhos. Eu não curtia muito, mas uma amiga minha me introduziu a esse universo e eu nunca mais larguei, rsrs. Ao contrário do pessoal aqui nos comentários, eu não curto ler online não rsrs
Bjos
Olá!
Bem vinda ao time, sua amiga é muito legal! hahah
Os onlines são práticos, mas nada melhor do que ler um físico, né?
Obrigada pelo comentário.
Olá.. tudo bem??
Bom eu não leio muito quadrinhos… aliás isso é algo bem raro de acontecer… porém eu gostei da premissa desse… é diferente e bem sureal… não sei se farei a leitura, mas quem sabe… xero!
Olá.
Espero que resolva ler e goste bastante.
Obrigada pelo comentário.
Olha, eu não leio quadrinhos, não sei porque mas não me interesso em lê-los, apesar de AMAR as adaptações com todo o coração. Gostei muito do seu texto, mas não sei se leria.
http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
Que pena que não curte quadrinhos. Mas que bom que gostou do texto! 😀
Obrigada pelo comentário.
Oi oi!
Eu nunca li nenhum quadrinho, mas esse eu com certeza leria. Fiquei encantada com esse universo que o autor criou, parece ser incrível e parece que nos transporta para ele, eu preciso ler.
Anotei na wishlist e espero muito poder ler em breve!
Beijão!
Olá!
Que bom que gostou, espero que goste bastante da leitura!
Obrigada pelo comentário.
Oiiiii. Tudo bem?
Bom!!!!! Eu adimito que eu gostei da premissa, fiquei curiosa, mas infelizmente não sou de ler quadrinhos. Mas quem sabe eu leia né?
Adorei o post.
bjs
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/
Que bom que gostou da postagem! Obrigada.
Espero que goste da leitura, se resolver ler.
Obrigada pelo comentário.
Vou iniciar discordar de você em um ponto: para mim, os personagens de Under the Dome não são profundos nem complexos. Acho que os personagens mal trabalhos e junta com a péssima atuação a série fica tosca.
Leio quadrinho menos do que gostaria. E ultimamente, quase não li nada, pois acabei desviando um pouco meu gosto literário para obras que nem tem tanto a ver comigo. Saga pare ser um ótima opção para que eu volte a curtir HQs. A premissa é muito interessante, e pelos os pontos levantados por você, Saga é mesmo uma bela história.
Beijos!
Olá,
Acho a construção dos personagens de Under The Dome, ao mesmo no início da série,boa. Os personagens, pois algumas atuações deixaram mesmo a desejar. Mas, vamos concordar em discordar, certo? :p
Espero que volte aos Hqs e que Saga seja um ótimo recomeço!
Obrigada pelo comentário.
Oii, tudo bem com você?
Eu não costumo ler HQs, lia as vezes quando criança. Mas fiquei curiosa por este, vou tentar voltar a ler HQs e ler Saga.
Beijos da Jéss ♥
http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/
Olá!
Espero que volte mesmo para o mundo das HQs e goste bastante de Saga.
Obrigada pelo comentário.
Oi, tudo bem?
Não costumo ler HQ pelo preço e também porque nunca me interessei de verdade por esse tipo de livro, mas nosso, depois dessa resenha fica difícil não querer ler Saga, o livro parece ser EXCELENTE.
Olá!
Que bom que gostou da resenha, espero que goste muito da leitura!
Obrigada pelo comentário.
Não costumo ler Hq´s por causa do preço, infelizmente as que me interessam tem Milhares de volumes com preços altíssimos, por isso acabo optando por alguns mangás que tem preço mais acessível, mas voltando ao post…
Achei a proposta interessante, e me animei para ler, vou procurar mais informações (custo…)
bjos
Olá,
Esse é o grande problema das Hqs mesmo, o alto custo por volume, que não são poucos! Acho que Saga está num valor aceitável, espero que consiga ler e goste bastante!
Obrigada pelo comentário.